Produção de cana-de-açúcar cresce 3,6%, segundo Conab

Cana-de-Açucar

Publicado em 19/12/2019 - 10:48 Por Apresentação de América Melo - Brasília

Das 642 milhões de toneladas de cana-de-açúcar a serem moídas no Brasil, cerca de 65% serão destinados à produção de etanol, distribuídos nos subprodutos anidro e hidratado, e 35% para açúcar.

 

Isso representa um crescimento de 3,6% em relação à safra anterior. Já a área plantada diminuiu 1,35%, alcançando 8 milhões e 480 mil hectares.

 

Os dados estão no 3º levantamento da Safra de Cana 2019-2020, divulgado nesta quinta-feira pela CONAB, a Companhia Nacional de Abastecimento.

 

O fato da redução de área permitir o aumento da safra se deve à boa produtividade dos canaviais, que chega atualmente a 75,7 toneladas por hectare, um aumento de 4,9%.

 

Além disso, em algumas regiões, os cultivadores estão mudando as áreas de produção para as de renovação, em busca de maior produtividade.

 

A produção total de etanol, proveniente da cana-de-açúcar e do milho, é de 35 bilhões e 500 milhões de litros, com um crescimento de 7,2%, quando comparada à safra 2018-2019.

 

O etanol produzido a partir do milho está despertando o interesse dos produtores, e a Conab vem observando essa relevância na destinação do produto para combustível desde maio, quando começou a incluir o cereal em suas pesquisas.

 

A estimativa é de uma produção de 1 bilhão e 690 milhões de litros, com elevação de 114% frente a última safra.

 

O biocombustível na forma hidratada sinaliza a produção 1 bilhão e 200 milhões de litros, com crescimento de 120%, ao passo que o anidro chega a 463 milhões de litros e aumento de 2,6% do que o registrado no estudo anterior.

 

Os 35% da moagem da cana destinados à fabricação de açúcar vão permitir que se produza mais de 30 milhões de toneladas do subproduto, com um crescimento de 3,8%.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

São Paulo continua vacinando adolescentes entre 12 e 17 anos

Na capital paulista, são quase 850 mil pessoas nessa faixa etária e mais 86% já receberam a primeira dose da vacina.Para se vacinar, os adolescentes precisam estar acompanhados de um responsável.

Baixar arquivo
Saúde

Eduardo Paes flexibiliza medidas de restrição no Rio de Janeiro

O decreto publicado nesta sexta-feira (17) no Diário Oficial do município autoriza eventos em ginásios e estádios com 50% da capacidade total de público, desde que todos estejam com o esquema vacinal completo contra a covid-19.

Baixar arquivo
Geral

Polícia e MP fazem operação contra traficantes que criaram "delivery"

A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro realizam, nesta sexta-feira, uma operação contra traficantes, que criaram um serviço de delivery para venda de drogas em áreas nobres da Barra da Tijuca e da Zona Sul carioca.

Baixar arquivo
Saúde

Rio volta a suspender aplicação da CoronaVac

A decisão, que entrou em vigor nesta sexta-feira (17), foi anunciada pela Secretaria Municipal de Saúde, que aguarda agora a liberação de um lote com 166 mil vacinas, suspenso de forma cautelar pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Baixar arquivo
Esportes

CRB e Vasco ficam no empate pela Série B

CRB e Vasco empataram em 1 a 1. Cruzeiro e Operário (PR) também ficaram no 1 a 1. O Remo venceu o Avaí por 2 a 1.

Baixar arquivo
Saúde

Ministério da Saúde muda recomendação sobre vacinação de adolescentes

Porém, os conselhos que representam os secretários estaduais e municipais de Saúde defenderam a continuidade da vacinação na faixa etária de 12 a 17 anos e disseram que não foram consultados sobre a mudança. Para eles, a decisão não tem base técnica e científica, e coloca em risco a principal ação de controle da pandemia, que é a vacinação.

Baixar arquivo