Produção de cana-de-açúcar cresce 3,6%, segundo Conab

Cana-de-Açucar

Publicado em 19/12/2019 - 10:48 Por Apresentação de América Melo - Brasília

Das 642 milhões de toneladas de cana-de-açúcar a serem moídas no Brasil, cerca de 65% serão destinados à produção de etanol, distribuídos nos subprodutos anidro e hidratado, e 35% para açúcar.

 

Isso representa um crescimento de 3,6% em relação à safra anterior. Já a área plantada diminuiu 1,35%, alcançando 8 milhões e 480 mil hectares.

 

Os dados estão no 3º levantamento da Safra de Cana 2019-2020, divulgado nesta quinta-feira pela CONAB, a Companhia Nacional de Abastecimento.

 

O fato da redução de área permitir o aumento da safra se deve à boa produtividade dos canaviais, que chega atualmente a 75,7 toneladas por hectare, um aumento de 4,9%.

 

Além disso, em algumas regiões, os cultivadores estão mudando as áreas de produção para as de renovação, em busca de maior produtividade.

 

A produção total de etanol, proveniente da cana-de-açúcar e do milho, é de 35 bilhões e 500 milhões de litros, com um crescimento de 7,2%, quando comparada à safra 2018-2019.

 

O etanol produzido a partir do milho está despertando o interesse dos produtores, e a Conab vem observando essa relevância na destinação do produto para combustível desde maio, quando começou a incluir o cereal em suas pesquisas.

 

A estimativa é de uma produção de 1 bilhão e 690 milhões de litros, com elevação de 114% frente a última safra.

 

O biocombustível na forma hidratada sinaliza a produção 1 bilhão e 200 milhões de litros, com crescimento de 120%, ao passo que o anidro chega a 463 milhões de litros e aumento de 2,6% do que o registrado no estudo anterior.

 

Os 35% da moagem da cana destinados à fabricação de açúcar vão permitir que se produza mais de 30 milhões de toneladas do subproduto, com um crescimento de 3,8%.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Nascidos em outubro recebem a 6ª parcela do Auxílio Emergencial 2021

Os recursos serão creditados na Poupança Social Digital e esse público pode sacar ou transferir o dinheiro por meio do aplicativo Caixa Tem e na rede lotérica de todo o país.

Baixar arquivo
Saúde

Dia D disponibiliza a crianças e adolescentes 18 tipos de vacinas

A campanha de multivacinação vai até o dia 29 de outubro e visa aumentar a cobertura vacinal no país, que tem caído desde 2015, quadro que se agravou durante a pandemia.

Baixar arquivo
Geral

Governo baiano aumenta gratificação por armas retiradas de circulação

O estado multiplicou por quatro a gratificação dada por cada arma retirada de circulação pelas polícias civil e militar. A medida, segundo o governador Rui Costa, é para valorizar a produtividade policial no enfrentamento à criminalidade.

Baixar arquivo
Saúde

STF restabelece exigência de passaporte da vacina em Macaé, no RJ

A decisão atende a pedido do município. Com isso, volta a valer o decreto que exige a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 para o acesso e permanência em estabelecimentos.

Baixar arquivo
Saúde

Rio suspende aplicação de dose de reforço contra covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a medida foi necessária porque houve mudanças no cronograma de entrega do imunizante da Pfizer. E que a vacinação só será retomada após a entrega de novas remessas.

Baixar arquivo
Saúde

Rio: Maré deve concluir campanha de vacinação em massa contra covid

O mutirão para aplicação da segunda dose teve início na quinta-feira (14) e está sendo realizado em clínicas da família e associações de moradores. A mutirão começou às 8h e segue até 17h. 

Baixar arquivo