Morre quinta vítima de suposta intoxicação por consumo de cerveja da Backer

Backer

Publicado em 03/02/2020 - 15:45 Por Dayana Vitor - Brasília

A quinta morte devido à suposta intoxicação provocada pelo consumo de cervejas da empresa mineira Backer foi confirmada nesta segunda-feira. A vítima é João Roberto Borges, juiz titular da 28ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho em Belo Horizonte. Ele tinha 74 anos e estava internado no hospital Madre Tereza, também na capital mineira. O Instituto Médico Legal vai analisar o corpo do juiz para saber as possíveis causas da morte.


Assim como João Roberto, pelo menos 29 pessoas apresentaram os sintomas de intoxicação por dietilenoglicol ou monoeltilenoglicol, produtos encontrados pela Polícia Civil em amostras de cervejas e na linha de produção da Backer. Entre os sintomas estão insuficiência renal rápida e alterações neurológicas, como paralisia facial, borramento visual e perda de visão. Exames acusaram a presença de dietilenoglicol no sangue de ao menos três pacientes.


Devido às suspeitas de intoxicação, a cervejaria foi interditada e os produtos não podem mais ser vendidos. Até o dia 28 de janeiro, o Ministério da Agricultura já havia identificado 41 lotes da cerveja Backer com a presença de substâncias tóxicas. O órgão apura responsabilidade administrativa da cervejaria.


Desde o início do surgimento dos casos, a cervejaria nega usar o dietilenoglicol ou monoetilenoglicol em seus produtos. A Polícia Civil mineira instaurou um inquérito para investigar eventual responsabilidade criminal pelo caso.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Demógrafa aponta fatores de alta da população indígena em 30 anos

A Radioagência Nacional lança  neste abril indígena, celebrando os 20 anos do Acampamento Terra Livre, que ocorre em Brasília até o dia 26, o especial Tempo Circular: intelectuais indígenas, uma série de quatro entrevistas com intelectuais e lideranças indígenas.que a

Baixar arquivo
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo