Defensoria recebe 550 denúncias de falta d'água em 143 regiões periféricas do Rio de Janeiro

Periferia do RJ

Publicado em 09/04/2020 - 17:06 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A Ouvidoria Externa da Defensoria Pública do Rio de Janeiro finalizou um relatório sobre desabastecimento de água nas comunidades e periferias do estado durante a pandemia do novo coronavírus. De um total de 550 denúncias, a maioria foi por falta d'água permanente ou regular, ou seja, na maior parte do dia.


As comunidades que mais enviaram reclamações à ouvidoria foram Tabajara e Rocinha, na Zona Sul; Complexo do Alemão e Maré, na Zona Norte; e Chatuba, em Mesquita, na Baixada Fluminense.


Alguns dos bairros citados relataram ainda que o desabastecimento persiste desde o começo do ano, quando houve a contaminação da água por geosmina, substância produzida por algas que se proliferam no esgoto.


O relatório foi entregue à Companhia Estadual de Águas e Esgoto do Rio, no dia 25 de março. Em resposta, a Cedae encaminhou um resumo dos casos atendidos. A Ouvidoria constatou, no entanto, que apenas 21 dos 143 locais citados no relatório foram mencionados pela Cedae.


O ouvidor-geral da Defensoria Pública do Rio, Guilherme Pimentel, alerta que o problema se torna ainda mais grave em um contexto de pandemia.


“A gente já tinha um olhar de que se tratava não só de um desconforto, mas de um problema de saúde pública. O nosso objetivo é contribuir com as informações prestadas pela população, para que a Defensoria Pública possa acionar meios jurídicos e extrajudiciais a serviço da população, e, assim, garantir que a população vai ter como seguir as recomendações sanitárias de prevenção ao corona e de contenção da pandemia”.


Para tentar obrigar a Cedae e o Governo Estadual a elaborarem um plano de ação emergencial, a Defensoria Pública e o Ministério Público do Estado protocolaram uma ação na Justiça. As instituições reiteraram que o acesso à água, além de garantido na Constituição, é fundamental no combate ao novo coronavírus.


Com esse objetivo, a Cedae deu início, esta semana, à instalação de caixas d’água em comunidades carentes do Grande Rio. O primeiro reservatório foi instalado na comunidade do Brejo, na Cidade de Deus. Até a semana que vem, a previsão é que as comunidades Camarista Méier e Complexo da Maré também recebam os equipamentos.

Últimas notícias
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colômbia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo