logo Radioagência Nacional
Geral

Prefeitura de São Paulo fecha posto de atendimento para dependentes químicos na região da Luz

São Paulo
Baixar
Nelson Lin
08/04/2020 - 16:31
São Paulo

A prefeitura fechou, na manhã desta quarta-feira, uma unidade de atendimento para moradores de rua e dependentes químicos na região da Luz, na capital paulista, a Atende II.


O fechamento foi acompanhado pela Guarda Civil Metropolitana, com helicópteros sobrevoando a região, e assistentes sociais da prefeitura. Eles organizaram a saída de alguns dos usuários para ônibus e lotações. Nas imagens da ação, pelas redes sociais, foi possível ver uma aglomeração de pessoas antes delas entrarem nos coletivos.


Para Maria Angélica Comis, Coordenadora do Centro de Convivência É de Lei, uma ONG que atua na redução de danos na região, o equipamento poderia não ser o ideal para o atendimento; mesmo assim, a ação da prefeitura foi equivocada, por causa da atual pandemia do coronavírus.


A Defensoria Pública, com o apoio da ONG É de Lei e da Iniciativa Negra por uma Nova Política de Drogas, tentou impedir o fechamento da unidade com uma ação civil pública, apresentada na tarde dessa terça-feira, mas não teve resposta da Justiça.


Ainda de acordo com a Defensoria, apesar de a prefeitura alegar que construiu uma outra unidade de atendimento, no Glicério, a 2 quilômetros da unidade que foi fechada hoje, o local não atende à demanda. Isto porque o posto do Atende tinha capacidade para 300 pessoas, e essa nova recebe 200 pessoas.


A prefeitura, em nota, afirmou que a unidade do Glicério faz parte da segunda fase do Programa Redenção, e que essa nova unidade dará prioridade a dependentes químicos e moradores de rua que eram atendidos pelo Atende II da Luz.

x