logo Radioagência Nacional
Geral

DF reabre parques e igrejas nesta quarta-feira (03) após 70 dias fechados

Após 70 dias fechados
Baixar
Anna Luisa Praser
03/06/2020 - 13:18
Brasília

Mesmo com mais de 11 mil e 200 casos confirmados de Covid-19 e 177 mortes causadas pela doença, o Distrito Federal deu mais um passo para a retomada das atividades locais. Após mais de 70 dias fechados, os parques abriram novamente os portões nesta quarta-feira (03).

 

Para frequentar os espaços, são necessários alguns cuidados, como usar máscaras e o álcool em gel. Também é preciso manter o distanciamento social. No parque da cidade, por exemplo, banheiros e bebedouros ficaram fechados.

 

Lívia Lucas, mãe de duas meninas, não conseguiu conter a ansiedade. Só de saber que os parques iriam reabrir, arriscou um passeio nessa terça-feira (02). Mesmo tendo encontrado os portões fechados, aproveitou o espaço do lado de fora.

 

O decreto que reabre os parques, autoriza também o retorno de missas e cultos em igrejas. Mas para isso, cuidados também deverão ser rigorosos. Espaços que caibam menos de 200 pessoas não poderão funcionar.  O espaço entre as cadeiras também deverá ser observado e será obrigatório o fácil acesso ao álcool em gel e o uso de máscaras.

 

O decreto também especifica quem poderá frequentar esses espaços. Crianças e pessoas com mais de 60 anos deverão permanecer em casa. Outros estados brasileiros também já estão em processo de flexibilização da quarentena. O Ceará, por exemplo, que chegou a adotar medidas mais duras de isolamento, botou fim ao lockdown no último domingo.

 

Belo Horizonte também anunciou a retomada gradual de atividades suspensas por causa da pandemia. A decisão foi tomada depois de analisar os indicadores epidemiológicos e as condições da capital mineira de prestar assistência aos casos confirmados.

x