Registro de mortes por causas naturais cresceu 11,3% em cartórios do país

Pandemia

Publicado em 15/06/2020 - 17:03 Por Adalto Gouveia - Brasília

O número de óbitos por causas naturais nos meses de março a maio deste ano teve aumento de 11,3%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Esse percentual corresponde a 32 mil mortes. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (15), com base nos registros lançados pela plataforma online Cartórios de Registro Civil no Portal da Transparência.

 

As mortes por causas naturais são resultado de doença ou mau funcionamento interno do corpo, e nesta classificação estão incluídos óbitos por Covid-19 e demais doenças respiratórias.

 

O registro da morte é feito por meio de um documento que dá origem à certidão de óbito feita em cartórios para liberação dos sepultamentos.

 

O Amazonas foi o estado que teve maior aumento no número de mortes no período, seguido por Ceará, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e Maranhão.

 

Se as mortes por causas naturais aumentaram, as mortes violentas caíram 26% neste ano em comparação a 2019, por causa do fechamento de bares, casas noturnas e a redução de automóveis em circulação nas ruas e estradas.

 

São consideradas mortes violentas aquelas que correspondem a causas externas, como acidentes de trânsito, homicídios, suicídios, afogamento, envenenamento e queimaduras.

 

*com informações da Agência Brasil

Últimas notícias
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo