BPC é estendido a quem gasta com saúde, alimentação especial e fraldas

Governo incluiu deduções no rol de concessão após decisão da Justiça

Publicado em 16/09/2020 - 12:57 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Após decisão judicial, o governo permitiu a dedução de gastos com remédios, fraldas e consultas para a concessão do BPC, o Benefício de Prestação Continuada. A mudança foi publicada nesta quarta-feira (16) no Diário Oficial da União.

Atendendo a uma ação civil pública movida no Rio Grande do Sul, o Ministério da Cidadania passa a aceitar a dedução de gastos com saúde, alimentação especial e fraldas para calcular o limite da renda familiar que dá acesso ao BCP.

Atualmente, só podem receber o benefício idosos e pessoas com deficiência que tenham uma renda per capita familiar bruta de até ¼ de salário mínimo, pouco mais de R$ 261. Com a dedução de gastos com remédios e consultas, famílias com uma renda maior que essa poderão acessar o benefício.

Para provar os gastos, o interessado tem que apresentar prescrição médica e certidão negativa do fornecimento dos produtos pela rede pública.

A portaria do Ministério da Cidadania ainda determina que o BPC de pessoas com deficiência estão sujeitas à revisão periódica. Essa obrigatoriedade não existia até então. Para manter o benefício, a pessoa tem que provar que mantém a incapacidade para o trabalho.

Na revisão periódica, a pessoa com deficiência ainda tem que provar que mantém a renda que permite o acesso ao Benefício de Prestação Continuada.

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Cultura

Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é reaberto para visitação

A partir de hoje, visitantes poderão ir ao Museu, que fica em Porto Velho. Em seu acervo, itens que resgatam a história da estrada de ferro, como fotografias, vídeos, elementos interativos e maquetes.

Baixar arquivo
Geral

Doações para o RS: colchões e cobertores estão entre as prioridades

Ação da Cidadania orienta a doação de alimentos já preparados para o consumo, uma vez que as famílias não têm onde cozinhar neste momento. Doações em dinheiro possibilitam o atendimento das necessidades de cada caso.  

Baixar arquivo
Geral

Deputado do União Brasil-RJ é condenado por ofender vereadora trans

A decisão do colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro foi em resposta às ofensas proferidas pelo deputado estadual Rodrigo Amorim, do União Brasil, contra a vereadora trans Benny Briolly, do PSOL de Niterói, município na região metropolitana.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas no RS: 56 mortos e 74 pessoas desaparecidas

O número de mortos por causa das chuvas no Rio Grande do Sul seguem aumentando e já somam 56. Cerca de 377 mil pessoas, em 281 municípios foram atingidas. Mais de 24,6 estão desalojadas. Mais de 860 mil pessoas estão sem abastecimento de água.

Baixar arquivo
Geral

Brasil sobe no ranking de liberdade de imprensa

Estudo da organização Repórteres sem Fronteiras mostra que o Brasil subiu dez posições no levantamento deste ano, ficando na posição 82 entre 180 países avaliados.

Baixar arquivo
Geral

Chuva no Rio Grande do Sul afeta cerca de 400 mil pessoas

De acordo com as informações da Defesa Civil, até o momento, 265 municípios já foram afetados pelos temporais e alagamentos.

Baixar arquivo