Devido à pandemia, medidas para internos podem ser flexibilizadas

Nota conjunta com recomendações foi publicada nesta segunda

Publicado em segunda-feira, 21 Setembro, 2020 - 14:17 Por Nelson Lin - Nelson Lin

Extinção de medidas sócio educativas para adolescentes que cumpriram satisfatoriamente o seu plano de atendimento individual e suspensão de medidas de prestação de serviços comunitários presenciais são algumas das recomendações em nota conjunta publicada nesta segunda-feira (21) pelo Ministério da Família e Direitos Humanos, Ministério da Cidadania, Conselho Nacional do Ministério Público e Conselho Nacional de Justiça.

Essas medidas foram tomadas em função da persistência da situação pandemia de covid-19 em todo o país. O documento divide as recomendações nas 3 situações: acompanhamento de prestação de serviços comunitários, acompanhamento da liberdade assistida e as medidas socioeducativas de internação e semiliberdade. 

No geral, há recomendação de dar liberdade para adolescentes que já cumpriram integralmente as medidas de seu plano. E para aqueles ainda em acompanhamento em liberdade assistida ou que precisam cumprir serviços comunitários há recomendação do uso do monitoramento remoto através de videochamadas com os adolescentes e seus familiares.

O documento fala que a responsabilidade de viabilizar o monitoramento remoto será do setor público municipal.

No caso de adolescentes que estão detidos em unidades sócioeducativas, fica recomendada a adoção de medidas que evitem a propagação da covid-19, com orientação para uso de máscaras, lavagem de mãos e isolamento digno para menores que contraíram covid-19. 

Por fim, o documento também recomenda que os gestores estaduais remetam semanalmente os números de servidores e adolescentes confirmados com covid-19 e óbitos para a coordenação nacional do Sistema Nacional de Atendimento Sócio Educativo para compilação desses dados

 

 

Edição: Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Segurança

Preso golpista que enganou mais de 50 mulheres com perfil falso

Eliezer de Queiroz Moreira se passava por milionário para atrair as vítimas

Baixar arquivo
Educação

Professores de escolas particulares do RJ suspendem greve

Profissionais voltam às aulas presenciais na próxima quarta-feira (28)

Baixar arquivo
Política

Vice Daniela Reinehr assume governo de Santa Catarina na terça (27)

Governador Carlos Moisés virou réu por ter reajustado irregularmente o salário dos procuradores do estado e ficará afastado por 180 dias

Baixar arquivo
Saúde

UFRJ apresenta publicação sobre nitazoxanida contra a covid-19

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, comemorou o primeiro resultado positivo do estudo clínico com o vermífugo nitazoxanida para o tratamento da covid-19.

Baixar arquivo
Cultura

Morre Jane Di Castro, artista pioneira na luta LGBTI

Atriz e cantora foi vítima de um câncer e estava internada desde o último dia 14

Baixar arquivo
Saúde

Rodrigo Maia busca consenso para impasse sobre vacina chinesa

Após encontro com governador João Doria nesta sexta-feira (23), presidente da Câmara disse estar aberto ao diálogo para garantir acesso à CoronaVac, e defendeu a produção da vacina em parceria com o Instituto Butantan

Baixar arquivo