Lava Jato investiga suspeita de desvios de recursos do Sistema S

Estão sendo cumpridos 50 mandados de busca e apreensão em 5 estados

Publicado em 09/09/2020 - 11:33 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

A Força Tarefa da Operação Lava Jato, no Rio de Janeiro, realiza nesta quarta-feira (9) uma operação para apurar desvios de recursos de entidades do Sistema S no Estado, a partir de contratos com escritórios de advocacia.

De acordo com o Ministério Público Federal, estão sendo cumpridos 50 mandados de busca e apreensão em endereços particulares, escritórios e outras empresas investigadas, com o apoio da Polícia Federal e da Receita Federal.

A Força Tarefa sustenta que os desvios somaram cerca de R$ 355 milhões das seções no Rio de Janeiro do Serviço Social do Comércio, o Sesc; do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, o Senac; e da Federação do Comércio, a Fecomércio-RJ.

A operação foi chamada de Esquema S e foi deflagrada em paralelo ao início do trâmite de uma ação penal contra 26 pessoas que seriam envolvidas nas fraudes.

Entre os denunciados está mais uma vez o ex-governador Sérgio Cabral e a ex-primeira-dama Adriana Anselmo.

Os mandados expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal estão sendo cumpridos nas cidades de Fortaleza, Maceió, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Segundo o MPF, as investigações começaram com a Operação Jabuti, realizada em 2018, e se baseiam também nas informações prestadas por Orlando Santos Diniz, ex presidente da Fecomércio Rio, que firmou um acordo de colaboração premiada.

As entidades teriam destinado de 2012 a 2018 mais de 50% do orçamento anual a contratos advocatícios. Alguns desses serviços contratados, de acordo com a força-tarefa, não eram prestados, mesmo assim eram remunerados com elevados honorários.

Os denunciados facilitariam ainda os trâmites nos órgãos que fiscalizam os recursos do Sistema S por se tratarem de instituições paraestatais, como o Conselho Fiscal do Sesc Nacional, o Tribunal de Contas da União e o Judiciário.

Como a Fecomércio não tem a mesma natureza das outras instituições, é uma entidade privada, a instituição era a responsável pelos contratos com os escritórios.

Também está sendo investigada a devolução de parte desses recursos desviados das entidades a Diniz.

A força-tarefa afirma que o pagamento aos escritórios coincide com a aquisição por parte dos denunciados de carros e imóveis de luxo no Brasil e no exterior.

O MPF reforçou ainda que os recursos do Sesc e Senac têm origem pública, repassados de contribuições sobre folhas de pagamento de empresas comerciais para os Serviços investirem na capacitação e bem-estar de comerciários, finalidade comprometida com o esquema de desvios de recursos.

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Geral

Assassino de Ari Uru-Eu-Wau-Wau é condenado a 18 anos de prisão

O comerciante João Carlos da Silva foi condenado, inicialmente em regime fechado, pelo crime de homicídio duplamente qualificado cometido contra o professor e líder indígena Ari Uru-Eu-Wau-Wau, ocorrido em abril de 2020.

Baixar arquivo
Geral

UFRRJ retoma aulas uma semana depois da morte de estudante

A Administração Central da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, Baixada Fluminense, decidiu que até a próxima sexta-feira as aulas deverão ocorrer presencialmente.

Baixar arquivo
Geral

Documentos indicam que corpos em barco no Pará seriam de africanos

Documentos e objetos encontrados junto aos nove corpos dentro de um barco no Pará, no último sábado (13), indicam que seriam de migrantes da região da Mauritânia e do Mali, países da África Ocidental.

Baixar arquivo
Geral

Governo Federal retorna ao Marajó em comitiva com vários ministros

Uma comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e outros órgãos do Governo Federal retorna nesta terça-feira (16) à região para dar continuidade ao Programa Cidadania Marajó.

Baixar arquivo
Geral

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Se a segurada precisar do auxílio de terceiros, a recomendação do INSS é para que busque um advogado devidamente registrado na OAB, para ter certeza que está contratando um profissional habilitado ou na Defensoria Pública.

Baixar arquivo
Esportes

Chama olímpica é acesa na Grécia e chegará à França em 8 de maio

O boletim esportivo desta terça-feira, 16, destaca a a largada para os Jogos Olímpicos de Paris. A cerimônia da chama olímpica, como manda a tradição para a abertura dos Jogos Olímpicos, foi na cidade de Olímpia, com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, T

Baixar arquivo