Dia das Crianças: Brasil é o único país que comemora em 12 de outubro

Data tem origem em Congresso, mas se popularizou por razão comercial

Publicado em 11/10/2020 - 12:26 Por Victor Ribeiro - Brasília

12 de outubro, Dia das Crianças. Mas você sabia que nem sempre foi nessa data?

Aqui no Brasil, tudo começou no 3º Congresso Sul-Americano da Criança, em 1923, que debateu a educação, a alimentação e o desenvolvimento das crianças. No fim do ano seguinte, o presidente Arthur Bernardes instituiu o Dia das Criança em 12 de outubro. A primeira comemoração foi em 1925.

Em 1940, o presidente Getúlio Vargas mudou a comemoração para 25 de março. Mas, no ano de 1960, uma promoção feita por uma fabricante de brinquedos junto com uma empresa de cosméticos levou a celebração de volta ao 12 de outubro, como conhecemos hoje: uma data mais ligada ao consumo do que aos direitos dos pequenos cidadãos.

Perguntamos a algumas crianças quais são os planos para o dia delas.

Também ouvimos algumas crianças do passado. Elas contaram que não precisaram ganhar brinquedos para ter dias felizes na infância.

O Brasil é o único país que comemora o Dia das Crianças em 12 de outubro. Desde 1925, muitos países celebram no dia 1º de junho o Dia Internacional da Criança. Já a ONU definiu, em 1959, o 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, com a adoção da Declaração Universal dos Direitos da Criança.

Mas existem tantas datas para lembrar os pequenos pelo mundo que, dependendo do país, tem comemoração quase todo mês. O único mês que não tem nenhum Dia das Crianças pelo mundo é fevereiro.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Política

"Que bom que vocês podem reivindicar", diz Lula a servidores grevistas

Presidente reagiu a protesto feito durante inauguração de obra em SP. Servidores de instituições de ensino federais, parados há pelo menos 75 dias, levaram cartazes ao evento oficial.

Baixar arquivo
Geral

Museu no RS envia mais de 200 toneladas de ajuda às vítimas das chuvas

O Museu do Hip Hop do Rio Grande do Sul já encaminhou as doações para comunidades periféricas atingidas pelas enchentes na região metropolitana de Porto Alegre.

Baixar arquivo
Geral

Rompimento de adutora deixa 14 bairros sem água em Porto Alegre

Entre os bairros afetados estão Cristo Redentor, Passo D'Areia, Boa Vista e Vila Ipiranga.

Baixar arquivo
Geral

Governo autoriza a compra de 1 milhão de toneladas de arroz

Ao todo, R$ 7,2 bilhões foram liberados para a compra que será feita pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar através da Companhia Nacional de Abastecimento.

Baixar arquivo
Saúde

Rescisão unilateral: Senacon notifica 20 operadores de planos de saúde

O órgão pediu explicações depois de receber mais de 2 mil reclamações de clientes, que foram comunicados sobre o cancelamento repentino dos seus planos de saúde.

Baixar arquivo
Saúde

RS investiga mais de 800 casos suspeitos de leptospirose

Quatro mortes pela doença já foram confirmadas e outras quatro estão em análise.

Baixar arquivo