logo Radioagência Nacional
Geral

Sobe para três número de vítimas do incêndio no Hospital de Bonsucesso

Informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde nesta quarta (28)
Baixar
Raquel Júnia
28/10/2020 - 11:13
Rio de Janeiro

Subiu para três o número de vítimas do incêndio do Hospital Federal de Bonsucesso, na zona norte do Rio.

O Ministério da Saúde confirmou em nota a terceira morte, na manhã desta quarta-feira (28).

O texto se solidariza com as famílias e assegura que não serão medidos esforços para garantir a segurança e saúde dos pacientes, profissionais de saúde e funcionários da instituição.

Sobre as vítimas que morreram logo após o incêndio, o Ministério afirmou que eram duas mulheres que estavam em estado grave, internadas no CTI da unidade.

Sobre essa terceira vítima, ainda não foram divulgadas informações.

A pasta confirmou também que 179 pacientes foram transferidos para outras unidades de saúde, 37 receberam alta e 11 ainda aguardam transferência.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, continuam os trabalhos de rescaldo no hospital, sem previsão de término. Cerca de 40 agentes trabalharam durante toda a madrugada e participam dessa etapa da operação.

Sobre os alertas em relação às condições precárias do Hospital de Bonsucesso, o presidente do Sindicato dos Médicos, Alexandre Tales, afirmou que relatórios da Defensoria Pública e denúncias do próprio Sindicato já apontavam para riscos na unidade.

Os problemas do hospital foram detectados também em vistoria realizada há três anos por uma comissão de deputados federais, criada no auge da crise em unidades de saúde federais do Rio de Janeiro.

Na ocasião, além de falta de pessoal e insumos, a vistoria identificou problemas de manutenção e conservação.// O Ministério da Saúde ainda não se posicionou sobre esses relatos de falhas estruturais detectadas há vários anos.

O incêndio no Hospital de Bonsucesso vai ser investigado pela Polícia Federal. Uma equipe da PF já esteve no local para início da perícia criminal. O incêndio começou pouco antes das 10h dessa terça-feira (27) e foram mais de quatro horas até que o fogo fosse controlado pelo Corpo de Bombeiros. Segundo a corporação, as chamas começaram no almoxarifado do prédio 1 do complexo hospitalar.

 

 

x