Carrefour tem 72h para anunciar medidas contra qualquer discriminação

Entre as ações, prevê fundo de R$25 milhões para combater o racismo

Publicado em 24/11/2020 - 14:07 Por Nelson Lin - São Paulo

O Procon de São Paulo notificou o hipermercado Carrefour para que ele explique quais os critérios ao contratar empresas de segurança e como é feito o treinamento. A notificação ocorre após a morte de João Alberto Silveira Freitas em uma unidade do Carrefour em Porto, Alegre Rio Grande do Sul, após ser agredido por dois seguranças do hipermercado.

Em São Paulo, o Carrefour também acumula episódios de violência racial: em 2009, no estacionamento de uma loja em Osasco, na grande São Paulo, um cliente do hipermercado foi agredido por funcionários do Carrefour acusado de roubar o próprio carro. 

Em 2018, em unidade de São Bernardo do Campo, também na grande São Paulo, um homem sofreu violência física de representantes da empresa, ficando, inclusive, com sequelas. Nos três episódios, as vítimas eram negras.

O Procon lembrou ainda do caso de maus tratos a animais, ocorrido em 2018, também em uma unidade de Osasco, quando uma cadela morreu após ser espancada e envenenada por funcionários do hipermercado Carrefour.

O diretor do Procon de São Paulo, Fernando Capez, explicou que a atuação do órgão foi para evitar que novas tragédias aconteçam. O diretor do Procon acrescentou ainda que o grupo Carrefour já entrou em contato com o Procon e pediu mais 72 horas de prazo para apresentar as medidas que serão adotadas.

Em nota, o grupo Carrefour anunciou nesta terça-feira (24) um fundo de R$25 milhões para projetos que combatam o racismo. Nesta quarta (25), devem ser divulgados os compromissos e o plano de ação do trabalho, que nortearão este fundo.

A empresa informa ainda que vem se reunindo com entidades representativas da causa e com especialistas que atuam nesta frente, visando compreender sobre como atuar de forma concreta na luta contra todo e qualquer tipo de discriminação.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo