Expectativa de vida do brasileiro aumenta para 76,6 anos

Mulheres vivem sete anos a mais que homens

Publicado em 26/11/2020 - 12:04 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

A expectativa de vida do brasileiro aumentou em três meses na passagem de 2018 para 2019. Assim, quem nasceu no Brasil no ano passado deve viver, em média 76,6 anos,  ou seja, 76 anos, seis meses e 18 dias. Em comparação com 1940, a esperança de vida aumentou em 31,1 anos e, para as mulheres, a longevidade é, em média, sete anos maior do que a dos homens.

 

As informações são das Tábuas Completas de Mortalidade para o Brasil, referentes a 2019, e que foram divulgadas nesta quinta-feira (26) pelo IBGE. A expectativa de vida fornecida pelo estudo é um dos parâmetros para determinar o fator previdenciário no cálculo das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social.

 

O estudo destaca que, entre os homens, a taxa de mortalidade é sempre superior a das mulheres e o pico da sobremortalidade masculina, que diz respeito às probabilidades de morte, é aos 20 anos. O demógrafo do IBGE, Fernando Albuquerque, explica que a maior diferença entre a taxa de mortalidade de homens e mulheres ocorre na faixa dos 15 aos 34 anos, devido à maior incidência de mortes por homicídios e acidentes, que atingem com maior intensidade a população masculina jovem.

 

De forma geral, o estudo mostra que houve diminuição da mortalidade em todas as faixas etárias. Se em 1940 a população de 65 anos ou mais representava 2,4% do total, em 2019, o percentual passou para 9,5%, aumentando a probabilidade dos idosos chegarem aos 80 anos. O Espírito Santo é o primeiro no ranking dos estados com o maior índice de sobrevivência na faixa dos 60 anos, seguido pelo Distrito Federal e Santa Catarina. Já Rondônia é o último colocado.


A publicação do IBGE também traz a informação de que a mortalidade infantil caiu. Em 2018, de cada mil nascidos vivos, 12 não completariam um ano de vida; e em 2019, 11 crianças não completariam um ano. De 1940 a 2019 a mortalidade infantil caiu 91,9%. O Espírito Santo registrou a menor taxa no ano passado, enquanto o Amapá ficou com o maior índice.

Últimas notícias
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo