Operação prende oito advogados suspeitos de ligação com o PCC

Ação foi realizada em três estados e no DF

Publicado em 19/11/2020 - 09:44 Por Eliane Gonçalves - Brasília

Operação prendeu advogados do PCC e o líder da célula jurídica da organização criminosa.

Segundo o Ministério Público de São Paulo, os advogados atuavam, na verdade, como funcionários do PCC, o Primeiro Comando da Capital, repassando ordens dos líderes que estão em presídios federais para integrantes da organização que estão do lado de fora.

Na operação, batizada como Fast Track, foram presos 8 advogados e o homem apontado com o líder da célula jurídica da organização. O nome do acusado não foi divulgado, apenas as iniciais e o apelido, Armani.

O esquema teria começado em fevereiro do ano passado quando as principais lideranças do PCC, entre elas, Marcos Camacho, o Marcola, apontado como chefe máximo do PCC, foram transferidos dos presídios paulistas para presídios federais de Brasília, Porto Velho, em Rondônia, e Mossoró, no Rio Grande do Norte.

O objetivo foi impedir a comunicação dos chefes da facção de dentro dos presídios com integrantes do lado de fora. Foi aí que entraram os advogados, contratados em todo o país. Como advogados têm a permissão de fazer atendimentos presenciais, eles passaram a levar as ordens dos chefes da organização para outros criminosos.

Segundo a denúncia, os advogados chegavam a intermediar o pagamento de propinas para policiais, a cobrança de dívidas e até transmitir ameaças de morte. Também se envolviam na solução de disputas dentro da organização criminosa, atuando no sistema de disciplina da facção, o chamado tribunal do PCC.

Na Baixada Santista, por exemplo, um dos principais esquemas de tráfico de drogas da região passou a contar com a ajuda de uma advogada de São Paulo que também foi presa nessa quarta-feira (18). O esquema do tráfico em Santos também foi alvo de uma segunda operação deflagrada hoje, a operação colorido, um desdobramento da Fast Track.

Enquanto na Fast Track foram executados 13 mandados de prisão e 23 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rondônia, Rio Grande do Norte e Distrito Federal; na operação Colorido foram quatro mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão.

 

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

23 estados já anunciaram retorno das aulas presenciais

Depois de 1 ano e 6 meses fechadas, a maioria das escolas públicas do país deve reabrir neste mês de agosto. Apenas Paraíba e Acre têm previsão de retorno em setembro, quando a vacinação dos professores deve incluir a segunda dose. Roraima é o único estado sem data prevista.

Baixar arquivo
Saúde

Aleitamento materno melhora saúde da mães e dos bebês

O médico pediatra Moisés Chencinski explica que o poder público também é responsável por oferecer suporte para que as mães que precisam e querem amamentar seus bebês, façam isso com respeito e segurança.

Baixar arquivo
Saúde

Sono inadequado e cochilos de dia podem afetar memória e aprendizado

Adolescentes que têm o hábito de dormir menos de oito horas de sono de qualidade durante a noite podem criar o costume inadequado de tirar cochilos durante o dia. Esse comportamento pode gerar prejuízos relacionados ao aprendizado, à memória e ao desempenho escolar.

Baixar arquivo
Geral

Entra em vigor punição para empresas que usarem dados sem autorização

Está valendo, a partir desta semana, a aplicação de penalidades contra as empresas que violarem a Lei Geral de Proteção de Dados.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa recebe pedido para testes de vacina desenvolvida pela UFMG

A  SpiNTec será um imunizante 100% nacional desenvolvido no Centro Tecnológico de Vacina.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 2 milhões de doses da Pfizer chegam ao Brasil neste domingo

Mais de 2 milhões de doses da vacina Pfizer chegam neste domingo ao aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo. Com esse lote, a farmacêutica cumpre o cronograma que previa a entrega, até o início de agosto, de 13 milhões de imunizantes. 

Baixar arquivo