Operação prende oito advogados suspeitos de ligação com o PCC

Ação foi realizada em três estados e no DF

Publicado em 19/11/2020 - 09:44 Por Eliane Gonçalves - Brasília

Operação prendeu advogados do PCC e o líder da célula jurídica da organização criminosa.

Segundo o Ministério Público de São Paulo, os advogados atuavam, na verdade, como funcionários do PCC, o Primeiro Comando da Capital, repassando ordens dos líderes que estão em presídios federais para integrantes da organização que estão do lado de fora.

Na operação, batizada como Fast Track, foram presos 8 advogados e o homem apontado com o líder da célula jurídica da organização. O nome do acusado não foi divulgado, apenas as iniciais e o apelido, Armani.

O esquema teria começado em fevereiro do ano passado quando as principais lideranças do PCC, entre elas, Marcos Camacho, o Marcola, apontado como chefe máximo do PCC, foram transferidos dos presídios paulistas para presídios federais de Brasília, Porto Velho, em Rondônia, e Mossoró, no Rio Grande do Norte.

O objetivo foi impedir a comunicação dos chefes da facção de dentro dos presídios com integrantes do lado de fora. Foi aí que entraram os advogados, contratados em todo o país. Como advogados têm a permissão de fazer atendimentos presenciais, eles passaram a levar as ordens dos chefes da organização para outros criminosos.

Segundo a denúncia, os advogados chegavam a intermediar o pagamento de propinas para policiais, a cobrança de dívidas e até transmitir ameaças de morte. Também se envolviam na solução de disputas dentro da organização criminosa, atuando no sistema de disciplina da facção, o chamado tribunal do PCC.

Na Baixada Santista, por exemplo, um dos principais esquemas de tráfico de drogas da região passou a contar com a ajuda de uma advogada de São Paulo que também foi presa nessa quarta-feira (18). O esquema do tráfico em Santos também foi alvo de uma segunda operação deflagrada hoje, a operação colorido, um desdobramento da Fast Track.

Enquanto na Fast Track foram executados 13 mandados de prisão e 23 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rondônia, Rio Grande do Norte e Distrito Federal; na operação Colorido foram quatro mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão.

 

 

Últimas notícias
Justiça

STF facilita acesso a dados em investigações de crimes graves

O Supremo Tribunal Federal determinou o repasse de dados telefônicos ou de sinais de localização para investigações de crimes graves, mesmo sem autorização judicial.

Baixar arquivo
Economia

Brasil registra recorde histórico de rendimento habitual em 2023

O ano de 2023 registrou o maior valor da série histórica de rendimento habitual recebido por todos os trabalhos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

UFF desenvolve ferramenta inovadora para prever eventos climáticos

Uma ferramenta inovadora, capaz de prever décadas à frente eventos climáticos, como secas e temporais, está sendo desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo