PF desarticula quadrilhas por fraudes no Auxílio Emergencial

Prisões e busca e apreensão ocorreram em São Paulo, Bahia e Tocantins

Publicado em 09/11/2020 - 13:47 Por Nelson Lin - São Paulo

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda (09), a Operação Primeira Parcela para desarticular quadrilhas criminosas que cometeram fraudes para receber valores do Auxílio Emergencial.

Foram cumpridos 10 mandados  de busca e apreensão e quatro de prisão nos estados de São Paulo, Bahia e Tocantins. Nas buscas, a polícia apreendeu máquinas de pagamento e documentos. A Justiça também efetuou bloqueios nas contas dos suspeitos nos valores de R$350 mil.

A Polícia Federal explicou que, com o início da disponibilização do Auxílio Emergencial, a corporação junto com a Caixa, Receita e Ministério Público Federal formaram um Banco Nacional de Informações com denúncias de pessoas que tiveram seus dados fraudados para obter o auxílio emergencial. Neste banco de dados, foram identificados mais de três milhões de casos suspeitos de fraudes.

O delegado da Polícia Federal, Gilberto Pinheiro explicou que os criminosos utilizavam maquininhas para sacar o benefício indevido por meio de boletos e QR codes.

O delegado disse ainda que as operadoras dessas maquininhas cooperaram nas investigações e bloqueiam assim que tem conhecimento da fraude. A orientação dos investigadores para pessoas que possuam essas maquininhas é para não alugar ou emprestar suas máquinas para terceiros.

Os envolvidos vão responder pelos crimes de estelionato, constituição de organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Para verificar se seus dados foram utilizados para pedido do Auxílio Emergencial basta consultar o site cidadania.gov.br/consultaauxilio

 

 

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Geral

Seaster lança pesquisa sobre tráfico de pessoas no Pará

Os resultados da pesquisa são inéditos e auxiliam na identificação de medidas para combater a expansão do tráfico de pessoas no estado

Baixar arquivo
Economia

Inflação para os mais pobres sobe quase 1% em novembro

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela FGV, as pressões para essa alta vieram dos aumentos nos itens alimentação, energia elétrica e combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Rio instala tenda para atender casos de gripe em Botafogo

Esta é a terceira inauguração dentro do plano de contingência da secretaria de Saúde. Somente na última semana, a procura por atendimentos em todo o estado, aumentou 400%.

Baixar arquivo
Geral

Vale do Anhangabaú é reaberto hoje ao público

O consórcio Viva o Vale, empresa que ganhou a concessão por 10 anos, assumirá o local a partir de hoje para administrar e cuidar da manutenção.

Baixar arquivo
Geral

Tarifa Social: Aneel regulamenta inclusão automática de beneficiários

O programa beneficia atualmente cerca de 12 milhões de famílias beneficiadas pela tarifa; a expectativa do governo é que mais de 11 milhões tenham acesso ao benefício.

Baixar arquivo