PF desarticula quadrilhas por fraudes no Auxílio Emergencial

Prisões e busca e apreensão ocorreram em São Paulo, Bahia e Tocantins

Publicado em 09/11/2020 - 13:47 Por Nelson Lin - São Paulo

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda (09), a Operação Primeira Parcela para desarticular quadrilhas criminosas que cometeram fraudes para receber valores do Auxílio Emergencial.

Foram cumpridos 10 mandados  de busca e apreensão e quatro de prisão nos estados de São Paulo, Bahia e Tocantins. Nas buscas, a polícia apreendeu máquinas de pagamento e documentos. A Justiça também efetuou bloqueios nas contas dos suspeitos nos valores de R$350 mil.

A Polícia Federal explicou que, com o início da disponibilização do Auxílio Emergencial, a corporação junto com a Caixa, Receita e Ministério Público Federal formaram um Banco Nacional de Informações com denúncias de pessoas que tiveram seus dados fraudados para obter o auxílio emergencial. Neste banco de dados, foram identificados mais de três milhões de casos suspeitos de fraudes.

O delegado da Polícia Federal, Gilberto Pinheiro explicou que os criminosos utilizavam maquininhas para sacar o benefício indevido por meio de boletos e QR codes.

O delegado disse ainda que as operadoras dessas maquininhas cooperaram nas investigações e bloqueiam assim que tem conhecimento da fraude. A orientação dos investigadores para pessoas que possuam essas maquininhas é para não alugar ou emprestar suas máquinas para terceiros.

Os envolvidos vão responder pelos crimes de estelionato, constituição de organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Para verificar se seus dados foram utilizados para pedido do Auxílio Emergencial basta consultar o site cidadania.gov.br/consultaauxilio

 

 

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo