Amazonas antecipa quarta fase do Plano de Contingência da Covid-19

Motivo foi o aumento de internações em um único dia

Publicado em 28/12/2020 - 14:06 Por Bianca Paiva - Brasília

Diante do aumento de internações por Covid-19 em um único dia, a Secretaria de Saúde do Amazonas decidiu antecipar mais uma fase do Plano de Contingência. Só nesse domingo (27), foram 95 novas hospitalizações. A maioria, 88, em Manaus.

De acordo com a FVS, a Fundação de Vigilância em Saúde do estado, é o maior número desde 15 de maio, quando foram registradas 82 internações.

A quarta fase do plano consiste na reabertura de novos leitos e reestruturação de alguns hospitais para receber os pacientes com covid.

Na semana passada, o governo do estado anunciou novas medidas restritivas para conter o avanço da doença que valeriam até 11 de janeiro, entre elas, o fechamento do comércio e proibição de eventos.

Porém, após protestos de comerciantes, o governador Wilson Lima voltou atrás e um novo decreto será publicado com novos critérios de funcionamento do setor, que já começaram a valer nesta segunda-feira (28).

Wilson Lima se reuniu no último sábado (26) com representantes do comércio que se comprometeram a assinar um TAC, Termo de Ajustamento de Conduta, com a participação do Ministério Público amazonense. O governador explica o acordo.

Pelo acordo, a partir desta segunda-feira até 11 de janeiro, os estabelecimentos e também o comércio ambulante devem funcionar de segunda a sexta, das 8h às 16h, e os shoppings das 12h às 20h. Aos sábados e domingos, estão autorizadas somente as modalidades de entrega.

Bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência e flutuantes só poderão funcionar seis horas por dia, com fechamento até 10 da noite.

O governador Wilson Lima destacou que poderá aumentar a flexibilização depois desse período, caso a ocupação de leitos de UTI fique abaixo de 85%. No último sábado, esse número chegou a 89%.

 

Últimas notícias
Economia

Carlos França afirma que entrada do Brasil na OCDE trará investimentos

O ministro das relações exteriores, Carlos França afirmou que a entrada do Brasil na OCDE vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros e criar um ambiente de negócios favorável ao país.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de covid em todo o país

São 25 unidades da federação que apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave considerado muito alto ou extremamente alto. 

 

Baixar arquivo
Saúde

Hospitais federais do RJ vão receber mais 1.700 profissionais de saúde

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro tem cobrado a realização de concursos públicos para substituir de forma definitiva os profissionais que atuam com contratos temporários.

Baixar arquivo
Política

Voo com 211 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ-MG informou que 90 crianças que desembarcaram do voo humanitário estavam acompanhadas por pelo menos um responsável com vínculo biológico e que nenhuma precisou ir para abrigos.

Baixar arquivo
Geral

Trotes para serviços de emergência viram multa no Acre

Nos últimos três anos, o Acre registrou mais de 15 mil trotes. E esse não é um problema que atinge somente os serviços de urgência no estado.

Baixar arquivo
Economia

Aumento de contaminações por covid desacelera crescimento do turismo

A onda da pandemia de covid-19 provocada pela variante ômicron fez com que destinos turísticos muito procurados no país tivessem redução na oferta de voos diários ao longo do mês de janeiro.

Baixar arquivo