Associações médicas lançam manifesto por veículos menos poluentes

Fabricação conforme padrões menos poluentes deve começar em 2023

Publicado em 15/12/2020 - 14:22 Por Nelson Lin - São Paulo

A poluição do ar causa a morte de mais 9 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

E, no Brasil, são mais de 51 mil vidas perdidas por ano. Além disso, a poluição é responsável por 50% dos casos de pneumonia em crianças, 25% dos casos de acidentes vasculares cerebrais e 29% dos casos de câncer do pulmão.

Para chamar a atenção da sociedade para esse problema de saúde pública, associações médicas lançaram, nesta terça-feira (15), um manifesto pela fabricação de veículos menos poluentes.

De acordo com o manifesto, a fabricação de veículos padrão Euro VI, menos poluentes conforme determinação do Proconve, o Programa de Controle de Poluição do Ar, deveria começar em 2023, mas os fabricantes de automóveis estariam solicitando uma prorrogação de mais três anos.

E essa prorrogação significaria mais tempo de poluição nociva no ar. O presidente da Associação Brasileira de Pediatria, Carlos Augusto Mello, afirma que há pesquisas na Inglaterra que relacionam a poluição do ar com deficiências no desenvolvimento de crianças e que detectaram partículas poluentes até na placenta das mães.

E há outro agravante: de acordo com o procurador do Ministério Público Federal, José Leonidas Bellem de Lima, as associações de fabricantes estariam se articulando com o Conama, Conselho Nacional do Meio Ambiente, por terem certeza de que conseguiriam seu pleito por lá, desfigurando o propósito do conselho, que é de melhorar a legislação ambiental.

Em nota, a Anfavea afirmou que o pedido de adiamento é apenas para debater um prazo suficiente para compensar os atrasos que a pandemia vem causando nas atividades de pesquisa e desenvolvimento e que sugere o prazo de adiamento de 1 ano e meio e não 3 anos, conforme o manifesto.

 

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo