SP restringe funcionamento de bares e venda de bebidas alcoólicas

Já no Mato Grosso do Sul, toque de recolher é decretado

Publicado em 11/12/2020 - 19:37 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Com a retomada do crescimento dos casos de Covid-19 em quase todo o país, medidas que restringem a circulação de pessoas voltaram a ser endurecidas em alguns estados.

Em São Paulo, o governo anunciou que bares vão ter que fechar depois das 20h. E quando estiverem funcionando, só podem servir clientes sentados e, no máximo, com 40% da capacidade.

Já os restaurantes vão poder funcionar até às 22h, também restritos a 40% do público, todos sentados e, no máximo, seis pessoas por mesa. Bebidas alcoólicas só podem ser comercializadas até 20h. As regras dos restaurantes também valem para as lojas de conveniência de postos de combustível. Elas fecham depois das 22h e só vendem bebidas até as 20h.

O comércio de rua e shoppings centers até vão poder ampliar o horário de funcionamento, para no máximo 12 horas por dia, mas também vão aumentar as restrições. Precisam fechar depois das 22h e a ocupação deve ser limitada a 40% da capacidade.

As regras começam a valer em todo o estado a partir deste sábado, e se estendem pelos próximos 30 dias.

Mais de 64% dos leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19 estão ocupados na região metropolitana da capital paulista. No restante do estado, a taxa de ocupação é de 58%.

No Mato Grosso do Sul, a rede de saúde está perto do colapso. Nas regiões da capital, Campo Grande, e Corumbá, já não existem mais vagas nas unidades de terapia intensiva ou em enfermarias. Em Dourados, quase 80% dos leitos estão ocupados.

O governador do estado, Reinaldo Azambuja, decretou toque de recolher a partir de segunda-feira. Durante 15 dias, as pessoas não poderão sair de casa entre 22h e 5h. A determinação vale, inclusive, para a véspera e a noite de natal.

A circulação só vai ser permitida em casos de emergência de saúde e para trabalhadores de serviços essenciais em atividade à noite ou de madrugada. Serviços não essenciais, como bares e restaurantes, ficam fechados. A regra vale para todo o estado e pode ser prorrogada por mais 15 dias. Ou seja, as restrições podem ser ampliadas também para a noite de ano novo.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo