Amazonas volta a suspender atividades não essenciais por 15 dias
O estado do Amazonas voltou a suspender o funcionamento de atividades não essenciais por causa do aumento de casos de covid-19. O decreto já está em vigor e vale pelo menos até dia 18 de janeiro.
Os shoppings só podem funcionar exclusivamente como pontos de coleta de compras em seus estacionamentos, em regime drive-thru. A venda de produtos por vendedores ambulantes está proibida, assim como, a realização de eventos, públicos e privados. A visitação a pacientes internados com Covid-19 e a internos do sistema prisional também estão suspensas.
Desta vez, a medida atende a uma decisão do Tribunal de Justiça do Amazonas que determinou a suspensão das atividades econômicas não essenciais pelo prazo de 15 dias.
Segundo o último boletim da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, divulgado na noite de ontem, no prazo de 24 horas o estado confirmou 559 novos casos e 23 óbitos por Covid-19.
O Amazonas voltou a bater o recorde de internações por covid19: 183 pessoas só nesta segunda-feira. O número supera o de internações da fase crítica do início da pandemia, quando em maio chegou a 168 internações.
O agravamento da crise de saúde pública no Estado por causa do coronavírus pode ser observada também nos cemitérios. Manaus realiza em média cerca de 30 sepultamentos por dia. Desde o final do ano, os sepultamentos voltaram a crescer. Só ontem, 66 pessoas foram enterradas ou cremadas em cemitérios de Manaus.
As autoridades estaduais de Saúde alertam para a importância de usar máscaras faciais, manter a distância entre as pessoas e lavar as mãos com água e sabão ou utilizando álcool em gel. As recomendações são consideradas fundamentais no controle da circulação do vírus da Covid-19.
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília (DF), 26/10/2023, Prédio do Banco Central em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arte EBC Brasília (DF) 21/11/2024 - artes do Ajudante Digital
Arte EBC](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Defesa Civil Santa Cataria/Divulgação Brasília (DF) 20/05/2024 - Chuvas em SC: 24 municípios registram ocorrências e oito decretam situação de emergência
Foto: Defesa Civil Santa Cataria/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Brasília (DF) 30/10/2024 Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado de vários ministros, participa de evento sobre indústria, mobilidade verde e cidades sustentáveis no Palácio do Planalto. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Divulgação Governo de São Paulo Governo de SP vai usar câmeras corporais portáteis em PMs durante ação nas ruas. Batizado de programa Olho Vivo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reprodução Google Maps Um palacete, localizado na região central de São Luís, será transformado em polo cultural e turístico da capital do do Maranhão](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)