Estado de calamidade pública é prorrogado em 173 municípios de PE

Medida vai até 30 de junho, e inclui a capital, Recife

Publicado em 15/01/2021 - 17:13 Por Kariane Costa - Brasília

Prorrogado até 30 de junho deste ano o estado de calamidade pública em Recife e em mais 172 municípios de Pernambuco em razão da pandemia do coronavírus.

A medida foi aprovada pelos deputados da Assembleia Legislativa do Estado por meio de reunião virtual nesta sexta feira.

O estado de calamidade significa que os gestores não precisam respeitar os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal para despesas com pessoal, empenho e endividamento. São dispensadas também licitações para a compra de insumos e serviços para o combate à Covid-19.

Dos 184 municípios pernambucanos apenas 11 não solicitaram a prorrogação do estado de calamidade.

Até essa sexta-feira, mais de 237 mil casos de Covid foram registrados no estado. 9.946 pessoas morreram em decorrência da doença em Pernambuco.

Últimas notícias
Geral

Inmet emite alerta laranja de perigo para chuvas intensas

Aviso laranja de perigo pra chuvas intensas inclui ventos fortes, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e  descargas elétricas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

“Quem tem fome, tem urgência”, afirma Joenia Wapichana

Em entrevista, a presidente da Funai falou da distribuição de cestas de alimentos para povos indígenas e de kits de ferramentas, para o desenvolvimento da agricultura. Também destacou a importância da demarcação das terras indígenas e o acesso à documentação civil. 

Baixar arquivo
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colômbia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo