logo Radioagência Nacional
Geral

Justiça do Rio interdita Cidade do Samba

Baixar
Solimar Luz
12/01/2021 - 16:40
Rio de Janeiro
Detalhes de carros alegóricos da Unidos do Viradouro, escola de Niterói, no barracão da agremiação na Cidade do Samba.
© Tomaz Silva/Agência Brasil

A Justiça do Rio determinou a interdição da Cidade do Samba, que fica no bairro da Gamboa, na Zona Portuária do Rio de Janeiro.

A decisão acatou pedido do Ministério Público do Rio, que ressalta que vistorias realizadas pelo Corpo de Bombeiros, em diferentes anos, identificaram não só irregularidades no estado das instalações, como também a ausência de um plano de controle e de prevenção contra incêndios.

A decisão estabelece que o espaço seja fechado até que as instalações estejam reestruturadas de forma a minimizar os riscos de incêndio. Caso não seja cumprida, será cobrada multa diária no valor de R$10 mil.

A Cidade do Samba é uma área destinada aos barracões das escolas de samba do grupo especial do carnaval carioca. O local ocupa uma área de mais de 90 mil metros quadrados, o equivalente a dez campos de futebol. Desde sua inauguração, em 2006, a Cidade do Samba já sofreu com alguns casos de incêndio. O maior recente aconteceu em abril de 2020, no barracão da Escola de Samba Unidos do Viradouro.

Procurada, a Riotur informou que a nova gestão está aguardando o recebimento da decisão da Justiça para que o jurídico da empresa possa se posicionar. A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa), responsável pela administração do local, não retornou nosso contato.

x