Período chuvoso: cidade de São Paulo tem 485 áreas de risco geológico

Pode haver solapamento de córregos e deslizamento de terras

Publicado em 06/01/2021 - 13:48 Por Nelson Lin - São Paulo

Todo início de ano, o país enfrenta este período das chuvas, que, muitas vezes, trazem transtornos às famílias que moram em áreas de risco. A cidade de São Paulo possui 485 áreas de riscos geológicos, seja de solapamento de córregos ou de deslizamento de terras.

O levantamento foi feito pela Divisão de Prevenção da Defesa Civil, que está realizando o mapeamento de risco geológico em todo o município, como parte do plano preventivo de chuvas de verão. Das 32 subprefeituras da capital, 28 possuem áreas de risco.

De acordo com a geocientista Natália Leite, da Defesa Civil da prefeitura de São Paulo, o levantamento é uma atualização de um trabalho do IPT, Instituto de Pesquisa Tecnológico, feito em 2010, que levantou áreas próximas a córregos com riscos de solapamento e áreas de encosta com risco de deslizamentos.

A orientação que a geocientista dá para os moradores de região de risco é de fazer canalizações de água de forma correta e observar atentamente os sinais de risco de solapamento ou deslizamento.

Natalia Leite também falou que a melhor opção, em momentos de chuva forte, é que as pessoas, sempre que possível, procurem outros locais que não estejam dentro de áreas de risco.

Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura de São Paulo, dezembro de 2020 terminou com chuvas acima do esperado. O acumulado mensal foi de 206,6 milímetros em média na cidade, 11,3% acima dos 185,6 mm esperados para o mês.

 

Últimas notícias
Geral

Cinco estados do Nordeste seguem em alerta por conta de fortes chuvas

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) manteve o aviso de "chuvas intensas" e de perigo durante esta quinta-feira na região que vai do Rio Grande do Norte até Sergipe.

Baixar arquivo
Geral

Justiça mantém prisão de delegados Adriana Belém e Marcos Cipriano

A decisão é do desembargador Joaquim Domingos de Almeida Neto, da 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça que, negou os habeas corpus pedidos pela defesa dos dois policiais civis, presos na Operação Calígula, no dia 11 deste mês pelo Ministério Público do Estado do Rio.

Baixar arquivo
Educação

Primeira etapa do Censo Escolar 2022 tem início

Os responsáveis pelas unidades devem colocar as informações no Sistema Educacenso até o dia 1º de agosto. O resultado desta etapa será divulgado no fim do ano.

Baixar arquivo
Esportes

Brasileiro fica com o bronze em prova de atletismo na Espanha

O corredor brasileiro Mikael de Jesus correu a prova de 400m com barreiras no Meeting Ibero-americano na cidade de Huelva, na Espanha. 

Baixar arquivo
Segurança

Estudantes de medicina são suspeitos de fraude para conseguir bolsas

Investigados mentiam condição financeira para acessar políticas destinadas a pessoas de baixa renda, segundo Polícia Federal. Acusados também receberam Auxílio Emergencial sem ter direito.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: "Drácula", de Bram Stoker, era publicado há 125 anos

Conde Drácula foi inspirado no príncipe romeno Vlad III. O nobre sustentava o título de Dracul, o Filho do Dragão. Ele se tornou muito conhecido por utilizar métodos cruéis contra seus inimigos como mutilações, decapitações e empalamentos. Não poupava nem mulheres, nem crianças.

Baixar arquivo