Atingidos por temporal no noroeste do Rio recebem ajuda humanitária

Rio que corta a região transbordou mais uma vez espalhando estragos

Publicado em segunda-feira, 22 Fevereiro, 2021 - 18:00 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

 A Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro enviou ajuda humanitária para a região noroeste, afetada pelas recentes chuvas, que deixaram milhares de pessoas desalojadas. Foram doados cerca de 1.200 litros de água, 200 cestas básicas e carros-pipa para abastecer as áreas atingidas pela elevação do nível do rio Carangola.

A ação é realizada em parceria com a Legião da Boa Vontade, que integra a Rede Salvar de Voluntários. Nesse domingo, o secretário de Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro, visitou os municípios de Porciúncula e Natividade. Ele sobrevoou as áreas mais críticas, após o temporal elevar o nível do rio para mais de oito metros, maior patamar já registrado. O transbordamento do Carangola causou muitos estragos, deixando um rastro de lama em algumas ruas das duas cidades.

Em Natividade da Serra, 80 famílias ficaram desalojadas e nove desabrigadas. A defesa civil do município informou que a enxurrada provocou queda de barreiras e uma pessoa precisou ser socorrida após um soterramento.

A empresária Ana Paula Ribeiro, proprietária de um restaurante e uma pousada em Natividade, conta que essa não é a primeira vez que ela sofre com os danos causados pelas chuvas.

Já em Porcinúncula, entre as três mil pessoas desalojadas, cerca de 130 foram encaminhadas para abrigos. Ainda segundo balanço divulgado pela Prefeitura, as inundações afetaram de alguma forma mais de oito mil moradores da cidade. O fornecimento de água também foi prejudicado, por que a cheia do rio obrigou a Cedae a interromper temporariamente o sistema de abastecimento.

Nesta segunda-feira (22), as águas do Carangola já tinham baixado a um nível considerado dentro da normalidade.

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Prazo para prestar conta com o Leão começa nesta segunda-feira

Começa a correr nesta segunda-feira (01) o prazo para a apresentação das contas ao Leão. O contribuinte pode entregar a Declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de abril e precisa ficar atento a algumas mudanças.

Baixar arquivo
Saúde

Dia Mundial da Doença Raras marca importância do diagnóstico

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Doença Rara nós temos uma missão, identificar a complexidade dessa luta junto à entidades, órgãos governamentais e pacientes.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas fortes causaram estragos em várias regiões do país em fevereiro

Fevereiro se despede com chuvas fortes que causaram estragos em várias regiões do Brasil. O mapa meteorológico do país durante o mês ficou todo marcado com as cores amarela, laranja e vermelha, em alerta de perigo por causa da quantidade de chuvas.

Baixar arquivo
Saúde

Novo decreto do governador do DF visa para diminuir aglomerações

O Distrito Federal entrou em lockdown neste domingo (28), valendo até o dia 15 de março. O novo decreto do governador Ibaneis Rocha, publicado nesse sábado, é para diminuir as aglomerações, já que faltam leitos hospitalares para covid-19.

Baixar arquivo
Economia

Postos de combustíveis vão receber dispositivo de certificação digital

Quem tem carro, moto ou caminhão sabe que as despesas com o combustível estão pesando cada vez mais no bolso.

Baixar arquivo
Geral

Pará entra no período de alta safra da pupunha e produção do palmito

Em época de alta safra da pupunha no Pará, especialista chama a atenção para mais investimentos neste mercado. 

Os detalhes com João Paulo Seabra Rádio Cultura FM de Belém. 

Baixar arquivo