Atingidos por temporal no noroeste do Rio recebem ajuda humanitária

Rio que corta a região transbordou mais uma vez espalhando estragos

Publicado em 22/02/2021 - 18:00 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

 A Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro enviou ajuda humanitária para a região noroeste, afetada pelas recentes chuvas, que deixaram milhares de pessoas desalojadas. Foram doados cerca de 1.200 litros de água, 200 cestas básicas e carros-pipa para abastecer as áreas atingidas pela elevação do nível do rio Carangola.

A ação é realizada em parceria com a Legião da Boa Vontade, que integra a Rede Salvar de Voluntários. Nesse domingo, o secretário de Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro, visitou os municípios de Porciúncula e Natividade. Ele sobrevoou as áreas mais críticas, após o temporal elevar o nível do rio para mais de oito metros, maior patamar já registrado. O transbordamento do Carangola causou muitos estragos, deixando um rastro de lama em algumas ruas das duas cidades.

Em Natividade da Serra, 80 famílias ficaram desalojadas e nove desabrigadas. A defesa civil do município informou que a enxurrada provocou queda de barreiras e uma pessoa precisou ser socorrida após um soterramento.

A empresária Ana Paula Ribeiro, proprietária de um restaurante e uma pousada em Natividade, conta que essa não é a primeira vez que ela sofre com os danos causados pelas chuvas.

Já em Porcinúncula, entre as três mil pessoas desalojadas, cerca de 130 foram encaminhadas para abrigos. Ainda segundo balanço divulgado pela Prefeitura, as inundações afetaram de alguma forma mais de oito mil moradores da cidade. O fornecimento de água também foi prejudicado, por que a cheia do rio obrigou a Cedae a interromper temporariamente o sistema de abastecimento.

Nesta segunda-feira (22), as águas do Carangola já tinham baixado a um nível considerado dentro da normalidade.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo