Ministério da Saúde alerta para reforço da vacina contra covid-19

Segundo a pasta, 1,5 milhão de pessoas estão com 2ª dose atrasada

Publicado em 18/04/2021 - 09:35 Por Beatriz Albuquerque - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Saúde fez um alerta para que aqueles que tomaram a 1ª dose da vacina da covid-19 fiquem atentos à data do reforço. Isso porque 1,5 milhão de pessoas estão com a 2ª dose atrasada. E a ideia agora é fazer parcerias com os conselhos regionais de saúde para diminuir esse número.

E no Rio Grande do Sul isso já começou. O governo do estado está montando um esquema de busca ativa dessas pessoas que não completaram o esquema vacinal.  Ana Costa, diretora da atenção primária da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, explicou que 114 mil pessoas não tomaram a segunda dose no prazo correto no estado ou não houve o registro adequado. Para diminuir esse número, Ana explica como vai ser essa ação.

De acordo com o Ministério da Saúde, mesmo que a segunda dose esteja atrasada é muito importante completar o esquema vacinal e isso não compromete a eficácia da imunização. Ana Costa fez um apelo para que as pessoas fiquem atentas aos prazos de reforço da vacina e para que as famílias auxiliem os idosos com a data da 2ª dose.

Para ela, a vacina, aliada a outras medidas sanitárias, é a saída mais eficaz para combatermos o coronavírus.

Segundo dados do Ministério da Saúde, tanto o Instituto Butantan quanto a Fiocruz, a Fundação Oswaldo Cruz, têm capacidade de produzir 1 milhão de imunizantes por dia, o que garantiria 60 milhões de doses ao programa por mês.

Edição: Paula de Castro/Adrielen Alves

Últimas notícias
Política

Governo estuda propor PEC para reduzir preços de combustíveis

Com a mudança constitucional, o governo não seria obrigado a compensar a redução dos impostos sobre combustíveis com a elevação de outros tributos, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Baixar arquivo
Educação

Enem 2022 vai ocorrer dias 13 e 20 de novembro

As provas do Enem 2022 - o Exame Nacional do Ensino Médio - devem acontecer nos dias 13 e 20 de novembro.

Baixar arquivo
Economia

Paulo Guedes diz que PIB deve crescer em 2022

A declaração do ministro foi feita durante a participação dele no Fórum Econômico Mundial, que acontece em Genebra, na Suíça, no painel sobre as Perspectivas Econômicas Globais.

Baixar arquivo
Esportes

Desafio do técnico do Corinthians é armar meio-campo

Sylvinho descarta Paulinho como 1º volante e vê pressão como natural. Técnico do Corinthians crê que protagonistas do time podem atuar juntos.

Baixar arquivo
Política

Olinda Bolsonaro, mãe do presidente da República, morre aos 94 anos

Após a morte da mãe, na madrugada desta sexta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou compromissos em viagem à Guiana – país que faz fronteira com a região Norte do Brasil – e retornou ao país.

Baixar arquivo
Geral

Covid: Na Bahia servidores são afastados por não comprovarem vacinação

O governo da Bahia publicou no Diário Oficial as portarias que orientam o afastamento temporário de 283 servidores de 13 órgãos e secretarias do estado, por não comprovarem a vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo