Rio tem 7,3 mil autuações por descumprimento de medidas restritivas
Aglomerações e serviços não autorizados a abrir estão entre as mais de 7,3 mil autuações feitas pela Prefeitura do Rio de Janeiro em sete dias de fiscalização do cumprimento de medidas restritivas na cidade.
As punições variam de multas e interdições a estabelecimentos, infrações sanitárias, multas de trânsito, reboques e apreensões de mercadorias.
No período, foram aplicadas 495 multas a bares, restaurantes e ambulantes, além da interdição de 89 estabelecimentos que descumpriam as determinações.
Os comboios de fiscalização contaram com agentes da Seop, Guarda Municipal, Instituto Municipal de Vigilância Sanitária e apoio da Polícia Militar, e percorreram pontos da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Penha, Realengo, Tijuca, Vila da Penha, Marechal Hermes, Bento Ribeiro, Campinho, Madureira, entre outros locais.
Até domingo, bares e restaurantes podem funcionar apenas com entregas em domicílio e nos sistemas take away e drive-thru. Além disso, está proibida a permanência na areia das praias, o estacionamento em toda a orla marítima e a entrada de ônibus de fretamento no município.
As forças-tarefas da Guarda Municipal realizaram ações em pontos onde são registradas aglomerações e nos locais denunciados por cidadãos via Central 1746 da Prefeitura do Rio. Os agentes também realizaram patrulhamento em toda a orla da cidade para orientar banhistas sobre a proibição da permanência na areia.
Equipes do Grupamento Especial de Trânsito percorreram toda orla para fiscalização da proibição de estacionamento, que resultou na aplicação de 121 multas na quinta-feira, 1º de abril. O patrulhamento também foi reforçado nas estações do BRT, com equipes atuando para coibir aglomerações e a ocorrência de calotes. Ação acontece nos três corredores do sistema: Transcarioca, Transolímpica e Transoeste.