Antena piloto do 5G é acionada no Palácio do Planalto

Ato simbólico faz parte da Semana Nacional das Comunicações

Publicado em 05/05/2021 - 14:10 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Foi acionada, nesta quarta-feira (5), a antena do primeiro piloto de internet 5G, no Brasil. A tecnologia passa a funcionar no Palácio do Planalto, em Brasília, onde ocorreu o evento que abre a Semana Nacional das Comunicações.

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Comunicações, Fábio Faria, realizaram o ato simbólico de ligação da antena da 5G Standalone, chamada 5G Pura.

Durante a cerimônia, o ministro das Comunicações explicou que, até o fim deste ano, serão 20 pilotos de 5G em todo o país, iguais ao do Palácio. Segundo Fábio Faria, a expectativa é que todas as capitais brasileiras tenham internet 5G até julho do ano que vem e que todos os brasileiros tenham acesso a internet até 2028.

Também no evento, um protocolo de intenções foi assinado pelo Ministério das Comunicações, junto com o Sebrae e o Banco do Brasil, para levar internet a mil municípios brasileiros: o Banco do Brasil vai levar internet a 500 cidades, especialmente a praças e centros urbanos, e o Sebrae, a outras 500 cidades, principalmente em escolas que não possuem internet ou não têm em boa qualidade. Lembrando que 55 municípios de nove estados já possuem o serviço.

O WIFI BRASIL já possui 13 mil pontos de internet wi-fi gratuita, via satélite, com alta velocidade. Os pontos estão espalhados em quase 10 mil escolas, 600 unidades de saúde e 500 comunidades indígenas, atendendo mais de oito milhões de pessoas que não têm conexão ou possuem em baixa qualidade.

O presidente Jair Bolsonaro elogiou as iniciativas ao ministério das Comunicações. Após a cerimônia, Bolsonaro seguiu para o Congresso Nacional, ao lado do ministro Fábio Faria, para o lançamento da Semana das Comunicações. Ambos conheceram, de perto, a exposição de seis espaços para demonstração de aplicação de tecnologias 5G, em segurança, educação, agronegócio, saúde e mineração.

Edição: Paula de Castro/Adrielen Alves

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo