Mais de 80% dos municípios amazonenses enfrentam cheias dos rios
![REUTERS / Bruno Kelly /Direitos reservados Mulheres esperam para votar durante as eleições municipais às margens do rio Negro, onde vivem os ribeirinhos, em Catalão, Brasil, 15 de novembro de 2020. REUTERS / Bruno Kelly](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O nível dos rios no Amazonas é preocupante. Os alagamentos já são realidade em mais de 80% por cento dos municípios do estado. Para os especialistas, a cheia esse ano pode ultrapassar a marca histórica de 2012.
Dos 62 municípios do estado, 52 estão com áreas alagadas e 25 decretaram situação de emergência.
Em Careiro da Várzea, região metropolitana de Manaus, as ruas estão tomadas pelas águas do Rio Solimões. Em Parintins, o rio Amazonas já alcançou o maior nível da história. Em Manacapuru, produtores rurais perderam plantações inteiras e o gado também está sofrendo com as cheias. Dados do Idan - Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas, apontam um prejuízo de R$180 milhões.
Na capital, Manaus, que está em situação de emergência ,15 bairros estão atingidos pela cheia. De acordo com o último relatório da defesa civil do estado, do dia 14 de maio, já são quase 409 mil pessoas afetadas pelas cheias no Amazonas.
De acordo com o CPRM – o Serviço Geológico do Brasil, este ano, a inundação está espalhada por todo o Amazonas, com o aumento das calhas dos rios Negro e Solimões.
Luna Gripp, pesquisadora do CPRM, explica que as cheias no norte do Brasil são sempre mais frequentes do que no resto do país devido à região ter as maiores bacias do país.
No último sábado, dia 15, o Rio Negro, que banha Manaus, estava apenas 31 centímetros a baixo do maior nível da história. Quatro mil e duzentas pessoas estão com as casas alagadas na cidade.
Quem precisar entrar em contato com a Defesa Civil do estado para informar problemas relativos às cheias, basta ligar para (92) 3878-0950.
![Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Fachada do Museu de Arte de Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Trabalhadores da construção civil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![PH Noronha/ Divulgação Carnaval 2024 - Bloco Loucura Suburbana desfila no dia 08/02. Foto: PH Noronha/ Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Diogo Zacarias/MF Washington (EUA), 22/10/2024 - Ministro da Fazendo Fernando Haddad fala com jornalistas. Foto: Diogo Zacarias/MF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 01/02/2025 – O Bloco Carrossel de emoções abre os desfiles de carnaval dos megablocos no centro do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 11/02/2025 - Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, reunindo gestores e gestoras municipais de todo o País com o objetivo de aproximar as prefeituras dos programas do Governo Federal e fortalecer o pacto federativo. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)