Mais de 80% dos municípios amazonenses enfrentam cheias dos rios

Especialistas alertam para transbordamento maior do que o de 2012

Publicado em 17/05/2021 - 13:25 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O nível dos rios no Amazonas é preocupante. Os alagamentos já são realidade em mais de 80% por cento dos municípios do estado. Para os especialistas, a cheia esse ano pode ultrapassar a marca histórica de 2012.

Dos 62 municípios do estado, 52 estão com áreas alagadas e 25 decretaram situação de emergência.

Em Careiro da Várzea, região metropolitana de Manaus, as ruas estão tomadas pelas águas do Rio Solimões. Em Parintins, o rio Amazonas já alcançou o maior nível da história. Em Manacapuru, produtores rurais perderam plantações inteiras e o gado também está sofrendo com as cheias.  Dados do Idan - Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas, apontam um prejuízo de R$180 milhões.

Na capital, Manaus, que está em situação de emergência ,15 bairros estão atingidos pela cheia. De acordo com o último relatório da defesa civil do estado, do dia 14 de maio, já são quase 409 mil pessoas afetadas pelas cheias no Amazonas.

De acordo com o CPRM – o Serviço Geológico do Brasil, este ano, a inundação está espalhada por todo o Amazonas, com o aumento das calhas dos rios Negro e Solimões.

Luna Gripp, pesquisadora do CPRM, explica que as cheias no norte do Brasil são sempre mais frequentes do que no resto do país devido à região ter as maiores bacias do país.

No último sábado, dia 15, o Rio Negro, que banha Manaus, estava apenas 31 centímetros a baixo do maior nível da história. Quatro mil e duzentas pessoas estão com as casas alagadas na cidade.

Quem precisar entrar em contato com a Defesa Civil do estado para informar problemas relativos às cheias, basta ligar para (92) 3878-0950.

Edição: Sâmia Mendes/Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Cultura

ONU anuncia mais 175 livros infantis para Clube de Leitura ODS

A ONU tem um desafio a ser cumprido até 2030: são os objetivos do desenvolvimento sustentável. E esse assunto também deve ser conhecido pelas crianças. Foram anunciadas as 175 obras escolhidas para aumentar o Clube de Leitura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Baixar arquivo
Esportes

Atlético-MG recebe São Paulo neste domingo no Mineirão

Atlético-MG e São Paulo precisam concentrar forças para o Campeonato Brasileiro. Galo e Tricolor passaram por dificuldades nas duas primeiras rodadas e perderam pontos que podem ser preciosos no fim da competição.

Baixar arquivo
Geral

Ministério de Direitos Humanos lança campanha contra trabalho infantil

12 de junho é o Dia Internacional e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. No Brasil, é ilegal qualquer tipo de trabalho realizado por crianças ou adolescentes com menos de 16 anos, independentemente da finalidade ou remuneração.

Baixar arquivo
Geral

Criminoso mais procurado do Rio é morto em ação da Polícia Civil

A Polícia Civil do Rio de Janeiro capturou neste sábado (12) Wellington da Silva Braga, conhecido como Ecko, chefe da maior milícia em atividade do

Baixar arquivo
Esportes

Seleção venezuelana confirma 12 casos positivos para covid-19

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que foi notificada pela Confederação Sul-americana de Futebol, a Conmebol, nessa sexta-feira (12), de que 12 integrantes da seleção venezuelana de futebol, entre

Baixar arquivo
Geral

Queiroga diz que todos os brasileiros devem ser vacinados este ano

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assegurou neste sábado (12), que todos os brasileiros com mais de 18 anos deverão estar vacinados contra a covid-19 até o final deste ano.

Baixar arquivo