Mais de 80% dos municípios amazonenses enfrentam cheias dos rios

Especialistas alertam para transbordamento maior do que o de 2012

Publicado em 17/05/2021 - 13:25 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O nível dos rios no Amazonas é preocupante. Os alagamentos já são realidade em mais de 80% por cento dos municípios do estado. Para os especialistas, a cheia esse ano pode ultrapassar a marca histórica de 2012.

Dos 62 municípios do estado, 52 estão com áreas alagadas e 25 decretaram situação de emergência.

Em Careiro da Várzea, região metropolitana de Manaus, as ruas estão tomadas pelas águas do Rio Solimões. Em Parintins, o rio Amazonas já alcançou o maior nível da história. Em Manacapuru, produtores rurais perderam plantações inteiras e o gado também está sofrendo com as cheias.  Dados do Idan - Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas, apontam um prejuízo de R$180 milhões.

Na capital, Manaus, que está em situação de emergência ,15 bairros estão atingidos pela cheia. De acordo com o último relatório da defesa civil do estado, do dia 14 de maio, já são quase 409 mil pessoas afetadas pelas cheias no Amazonas.

De acordo com o CPRM – o Serviço Geológico do Brasil, este ano, a inundação está espalhada por todo o Amazonas, com o aumento das calhas dos rios Negro e Solimões.

Luna Gripp, pesquisadora do CPRM, explica que as cheias no norte do Brasil são sempre mais frequentes do que no resto do país devido à região ter as maiores bacias do país.

No último sábado, dia 15, o Rio Negro, que banha Manaus, estava apenas 31 centímetros a baixo do maior nível da história. Quatro mil e duzentas pessoas estão com as casas alagadas na cidade.

Quem precisar entrar em contato com a Defesa Civil do estado para informar problemas relativos às cheias, basta ligar para (92) 3878-0950.

Edição: Sâmia Mendes/Adrielen Alves

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo