Rei do Baião é homenageado hoje na Semana Nacional dos Museus

O futuro dos museus é tema da mobilização deste ano

Publicado em 18/05/2021 - 13:33 Por Nelson Lin - Repórter de Rádio Nacional - São Paulo

A Semana Nacional dos Museus prossegue nesta terça-feira (18) com programação online. Um dos destaques, em São Paulo, é uma mesa redonda para falar sobre o rei do Baião, Luiz Gonzaga. Organizado pela Casa das Rosas, o debate vai destacar o papel de Gonzagão na difusão de lugares e tradições nordestinas. O evento, transmitido pelo zoom, começa logo mais, às 19h.

Já o Museu Indía Vanuire, que fica em Tupã, interior de São Paulo, promove uma exposição virtual com objetos do povo Krenak. E nesta terça, ainda haverá a apresentação de um índio Guarani que vai apresentar as perspectivas e o futuro do museu.

E o futuro dos museus que é o tema da semana deste ano, apresenta a reflexão “O que preservar para o amanhã”, e pode ser respondida por todas as pessoas interessadas. Para participar, basta acessar o site museudaimigracao.org.br e responder a pergunta até a próxima sexta-feira (21).

A diretora executiva do Museu da Imigração, Alessandra Almeida, explica que o objetivo dessa reflexão é que todos possam participar e que os resultados possam nortear as ações dos museus.

Toda a programação da Semana dos Museus que prossegue até sexta, com eventos em todo o Brasil, pode ser encontrada no endereço: museus.gov.br

Com produção de Renato Lima.

Edição: Leila Santos/ Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Covid: DF começa a vacinar pessoas a partir dos 30 anos nesta terça

DF já registrou 57 casos da variante Delta. Mesmo assim, portaria do governo aumentou de 25% para 30% quantidade de público em eventos esportivos. 

Baixar arquivo
Política

No Alvorada, Jair Bolsonaro recebe o presidente de Portugal

O presidente da República, Jair Bolsonaro, recebeu, nesta segunda-feira, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Eles reafirmaram parcerias econômicas e comerciais e reiteraram o compromisso mútuo de promover a recuperação das duas nações no contexto pós-pandemia.

Baixar arquivo
Educação

Programa Água nas Escolas pode construir 2 mil cisternas no Nordeste

Segundo o Ministério da Cidadania, o investimento inicial de R$ 60 milhões vai beneficiar mais de 100 mil alunos em mais de 350 municípios. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa Criança Protegida é lançado no Paraná

A iniciativa oferece aos estados formação e capacitação de profissionais do Sistema de Garantia de Direitos, para melhorar o atendimento e a assistência aos menores de idade que tiverem os direitos violados.

Baixar arquivo
Segurança

Caso Marielle Franco: MP do Rio pede aumento de pena para Ronnie Lessa

Segundo a denúncia do Ministério Público, Lessa e outros quatro denunciados atuaram para impedir e embaraçar a investigação sobre os homicídios ocorridos em março de 2018.

Baixar arquivo
Política

Rede Nacional: Ministro Fábio Faria detalha privatização dos Correios

O ministro Fábio Faria destacou que o primeiro ponto do projeto de privatização dos Correios trata da universalização dos serviços postais, e deu detalhes sobre os estudos que orientaram o texto que será votado no Congresso.

Baixar arquivo