Um novo decreto do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, publicado nesta quinta-feira, flexibiliza o horário de funcionamento de bares e restaurantes e do toque de recolher.
Agora os estabelecimentos passam a fechar à meia noite, horário limite também para a venda de bebidas alcoólicas. Entregas residuais de delivery podem ocorrer até uma hora da manhã, horário que inclusive passa a ser o de recolhimento noturno.
Em coletiva de imprensa, o secretário da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, afirmou que a medida foi possível em virtude da redução no número de casos e mortes e da maior oferta de leitos para Covid-19 na capital federal.
Segundo Gustavo Rocha, a Secretaria de Saúde do DF recebeu nessa quinta-feira nova remessa de imunizantes contra a Covid-19, sendo 79 mil para primeira dose e 32 mil para segunda dose.
Com isso, nesta sexta-feira, às 15 horas, serão abertos dois novos agendamentos: 30 mil vagas para pessoas na faixa etária de 48 anos e 6 mil vagas para grávidas e puérperas sem comorbidades.
Os novos imunizantes também serão destinados a profissionais de educação da rede pública, professores da rede privada de ensino, moradores de rua, vigilantes e empregados do Serviço de Limpeza Urbana, rodoviários e integrantes Forças Armadas.
O secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, afirmou que, apesar da queda no número de mortes no Distrito Federal, ainda é necessário manter o distanciamento social, o uso de máscaras e do álcool em gel. Okumoto destaca que a maior preocupação agora é com a alta taxa de transmissão da covid-19 no estado vizinho, Goiás.
A Secretaria de Saúde do DF informou que a ocupação de leitos de UTI está no momento em 75%, com 53 leitos disponíveis. Nos hospitais de campanha há 118 leitos com suporte ventilatório vagos.