Distrito Federal amplia flexibilização de medidas de restrição

Publicado em 24/06/2021 - 19:34 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um novo decreto do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, publicado nesta quinta-feira, flexibiliza o horário de funcionamento de bares e restaurantes e do toque de recolher.

Agora os estabelecimentos passam a fechar à meia noite, horário limite também para a venda de bebidas alcoólicas. Entregas residuais de delivery podem ocorrer até uma hora da manhã, horário que inclusive  passa a ser o de recolhimento noturno.

Em coletiva de imprensa, o secretário da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, afirmou que a medida foi possível em virtude da redução no número de casos e mortes e da maior oferta de leitos para Covid-19 na capital federal.

Segundo Gustavo Rocha, a Secretaria de Saúde do DF recebeu nessa quinta-feira nova remessa de imunizantes contra a Covid-19, sendo 79 mil para primeira dose e 32 mil para segunda dose.  

Com isso, nesta sexta-feira, às 15 horas, serão abertos dois novos agendamentos: 30 mil vagas para pessoas na faixa etária de 48 anos e 6 mil vagas para grávidas e puérperas sem comorbidades.

Os novos imunizantes também serão destinados a profissionais de educação da rede pública, professores da rede privada de ensino, moradores de rua, vigilantes e empregados do Serviço de Limpeza Urbana, rodoviários e integrantes Forças Armadas.

O secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, afirmou que, apesar da queda no número de mortes no Distrito Federal, ainda é necessário manter o distanciamento social, o uso de máscaras e do álcool em gel. Okumoto destaca que a maior preocupação agora é com a alta taxa de transmissão da covid-19 no estado vizinho, Goiás.

A Secretaria de Saúde do DF informou que a ocupação de leitos de UTI está no momento em 75%, com 53 leitos disponíveis. Nos hospitais de campanha há 118 leitos com suporte ventilatório vagos.

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo