Vamos de Bicicleta: conheça a cidade com um único meio de transporte

Afuá está localizada no Pará, na Ilha do Marajó

Publicado em 16/08/2021 - 08:30 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Imagine se a sua cidade não tivesse carros, nem motos, nem ônibus, e nem caminhões. Nenhum veículo motorizado à vista. Imagine que todas as pessoas se deslocam de um lugar para o outro utilizando apenas um meio de transporte: a bicicleta.

Você sabia que existe uma cidade, aqui no Brasil, desse jeito?

Esse lugar está localizado no Pará, mais especificamente na Ilha de Marajó. Afuá é um município ribeirinho, situado o em uma região alagadiça. Por isso, a maioria das casas e ruas da cidade está suspensa sobre palafitas, muitas delas de madeira. E é sobre essas ruas que os cerca de 40 mil habitantes se deslocam em suas bicicletas.

A funcionária pública Yasmyn Pantoja se mudou para Afuá há vinte anos. Ela conta que ficou surpreendida quando se deparou, pela primeira vez, com a Cidade das Bicicletas. Nos horários mais movimentados, o fluxo é intenso. E não há qualquer sinalização de trânsito para organizar a circulação das bikes. Segundo Yasmyn, a lei nas ruas de Afuá é baseada no respeito e na cortesia.

"Eu costumo dizer que o trânsito de Afuá é mais ou menos como o trânsito na Índia, sabe? Uma confusão, mas a gente se entende. Ninguém atrapalha ninguém, dificilmente alguém vai pro chão. Então, apesar do trânsito intenso, de não haver uma sinalização de fato, eu acho que a nossa cultura é tão massificada e ramificada, entre os afuaenses que moram aqui, que a gente consegue se entender nesse trânsito." 

A cidade suspensa em palafitas possui uma arquitetura única, com casas de madeira em construções típicas da Ilha de Marajó. Cortada por diversos canais, Afuá também é conhecida como a Veneza Marajoara. A riqueza dos cenários e da cultura afuaense atraem muitos curiosos - como explicou Andra Ataíde, que é turismóloga da Secretaria de Turismo da cidade ribeirinha.

"Muitos ciclistas, grupos de ciclistas pedalam, às vezes eles vêm pra cá só pra pedalar. Porque eles não têm a preocupação de acidentes de carro e outras especificidades. Estudantes de arquitetura, engenharia, fotógrafos... eles têm uma grande paixão por essa cidade pelo seu diferencial, né?" 

A jornalista e cicloativista Renata Falzoni visitou Afuá e ficou encantada. Ela conta que pedalou muito por lá e tirou várias fotografias. Segundo Renata, a cidade paraense é um exemplo de como a mobilidade urbana pode ser mais democrática e inclusiva.

"Pedalar em Afuá é interessante. Porque você vê que realmente a bicicleta dá asas iguais pra todo mundo no centro urbano. Então, é uma cidade que o ambiente urbano promove olho no olho, respeito, compartilhamento, poucas regras e muita harmonia. É incrível, maravilhoso." 

Para conhecer a Cidade das Bicicletas, é preciso viajar até Macapá, capital do Amapá - e então, pegar uma lancha do transporte hidroviário até a cidade de Afuá, na Ilha de Marajó.

No Brasil, só existe uma Afuá. Mas muitos municípios estão investindo em infraestrutura e políticas públicas para tornar a bike um meio de transporte urbano viável para a população. 

No próximo episódio da série Vamos de Bicicleta você vai conhecer algumas cidades amigas da bicicleta. Não perca!

Série Vamos de Bicicleta

Confira a 2ª reportagem da série - Vamos de Bicicleta: é urgente reduzir o espaço para carros nas ruas

Confira a 3ª reportagem da série - Vamos de Bicicleta: o transporte que salva vidas e o planeta Terra

Confira a 4ª reportagem da série: Vamos de Bicicleta: cuidados ajudam ciclistas a pedalar com segurança

Confira a 5ª reportagem da série - Vamos de Bicicleta: cicloturismo cresce no país com diferentes opções

Produção: Dayana Vitor

Edição: Sheily Noleto

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Bianca Paiva / Fabíola Sinimbú

Últimas notícias
Direitos Humanos

Programa do CNJ regulariza imóveis em comunidades do Rio

Cerca de 200 títulos de propriedades foram entregues no Complexo de Favelas do Alemão, no Rio de Janeiro, em uma das ações do programa Solo Seguro para as favelas, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Imigrantes venezuelanos têm alto índice de empregabilidade no Brasil

Um estudo apresentado pela Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI) mostra a integração socioeconômica de venezuelanos no país. 

Baixar arquivo
Saúde

Casos de dengue aumentaram 15,8% este ano em relação ao ano passado

Para combater a doença, e ainda a chikungunya, a zika e a febre amarela, todas transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, estados e municípios vão receber até o final deste ano mais de R$ 100 milhões. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante a apresentação do cenário da dengue no Brasil.  

Baixar arquivo
Justiça

STF: acusados por atos antidemocráticos aguardam aprovação de acordo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal é o relator das 28 ações penais, que estão suspensas, e precisa validar os termos acordados para encerrar os processos.

Baixar arquivo
Geral

Governo e aéreas criam comitê para reduzir reclamação de consumidores

De acordo com o secretário nacional do consumidor, Wadih Damous, o setor aéreo é um dos que mais geram reclamações dos consumidores brasileiros. O comitê vai começar a atuar no início de 2024 e a portaria de constituição do grupo deve ser publicada em breve.

Baixar arquivo
Cultura

Sepultura anuncia turnê para celebrar despedida dos palcos

A última turnê do Sepultura tem previsão de durar 18 meses, a partir de março do ano que vem. A primeira etapa da excursão será aqui no Brasil, com o primeiro show em Belo Horizonte, no dia 1º de março.

Baixar arquivo