Vamos de Bicicleta: conheça a cidade com um único meio de transporte
Imagine se a sua cidade não tivesse carros, nem motos, nem ônibus, e nem caminhões. Nenhum veículo motorizado à vista. Imagine que todas as pessoas se deslocam de um lugar para o outro utilizando apenas um meio de transporte: a bicicleta.
Você sabia que existe uma cidade, aqui no Brasil, desse jeito?
Esse lugar está localizado no Pará, mais especificamente na Ilha de Marajó. Afuá é um município ribeirinho, situado o em uma região alagadiça. Por isso, a maioria das casas e ruas da cidade está suspensa sobre palafitas, muitas delas de madeira. E é sobre essas ruas que os cerca de 40 mil habitantes se deslocam em suas bicicletas.
A funcionária pública Yasmyn Pantoja se mudou para Afuá há vinte anos. Ela conta que ficou surpreendida quando se deparou, pela primeira vez, com a Cidade das Bicicletas. Nos horários mais movimentados, o fluxo é intenso. E não há qualquer sinalização de trânsito para organizar a circulação das bikes. Segundo Yasmyn, a lei nas ruas de Afuá é baseada no respeito e na cortesia.
"Eu costumo dizer que o trânsito de Afuá é mais ou menos como o trânsito na Índia, sabe? Uma confusão, mas a gente se entende. Ninguém atrapalha ninguém, dificilmente alguém vai pro chão. Então, apesar do trânsito intenso, de não haver uma sinalização de fato, eu acho que a nossa cultura é tão massificada e ramificada, entre os afuaenses que moram aqui, que a gente consegue se entender nesse trânsito."
A cidade suspensa em palafitas possui uma arquitetura única, com casas de madeira em construções típicas da Ilha de Marajó. Cortada por diversos canais, Afuá também é conhecida como a Veneza Marajoara. A riqueza dos cenários e da cultura afuaense atraem muitos curiosos - como explicou Andra Ataíde, que é turismóloga da Secretaria de Turismo da cidade ribeirinha.
"Muitos ciclistas, grupos de ciclistas pedalam, às vezes eles vêm pra cá só pra pedalar. Porque eles não têm a preocupação de acidentes de carro e outras especificidades. Estudantes de arquitetura, engenharia, fotógrafos... eles têm uma grande paixão por essa cidade pelo seu diferencial, né?"
A jornalista e cicloativista Renata Falzoni visitou Afuá e ficou encantada. Ela conta que pedalou muito por lá e tirou várias fotografias. Segundo Renata, a cidade paraense é um exemplo de como a mobilidade urbana pode ser mais democrática e inclusiva.
"Pedalar em Afuá é interessante. Porque você vê que realmente a bicicleta dá asas iguais pra todo mundo no centro urbano. Então, é uma cidade que o ambiente urbano promove olho no olho, respeito, compartilhamento, poucas regras e muita harmonia. É incrível, maravilhoso."
Para conhecer a Cidade das Bicicletas, é preciso viajar até Macapá, capital do Amapá - e então, pegar uma lancha do transporte hidroviário até a cidade de Afuá, na Ilha de Marajó.
No Brasil, só existe uma Afuá. Mas muitos municípios estão investindo em infraestrutura e políticas públicas para tornar a bike um meio de transporte urbano viável para a população.
No próximo episódio da série Vamos de Bicicleta você vai conhecer algumas cidades amigas da bicicleta. Não perca!
Série Vamos de Bicicleta
Produção: Dayana Vitor
Edição: Sheily Noleto
Sonoplastia: Messias Melo