Vamos de Bicicleta: o transporte que salva vidas e o planeta Terra

Série especial mostra importância do transporte para a saúde de todos

Publicado em 18/08/2021 - 09:00 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A bicicleta é um excelente meio de transporte, perfeita para os momentos de lazer e pura adrenalina para esportistas e competidores. E além de tudo isso, também salva a vida das pessoas.

Você duvida? Então, preste atenção no depoimento de José Alves, que é radialista em Brasília. 

"Minha vida era sedentária. Só vivia sentado. Era sentado em casa, sentado no serviço, sentado no transporte pra ir e voltar. Eu fumava, há mais de 20 anos. Parei de fumar em fevereiro. Em março, veio a pandemia. Fiquei com medo, porque a primeira coisa onde o vírus pega... no pulmão. Sempre andei de transporte público, falei: tô morto. Vai pegar no pulmão, o pulmão meu tá comprometido já de cigarro. Aí o que é que eu fiz? Resolvi vir trabalhar, todo dia, de bicicleta".

Desde então, para se deslocar ao trabalho, José pedala 30 quilômetros na ida e outros 30 na volta. Aos 45 anos de idade, o radialista largou o cigarro e deixou pra trás o sedentarismo, graças à bicicleta. E de quebra, ao trocar o ônibus pela bike, José economiza o dinheiro das passagens e ajuda a diminuir a emissão de gases do efeito estufa.

Incentivar o uso da bicicleta como um meio de transporte nas cidades é uma atitude que transforma o ambiente urbano e colabora para a qualidade de vida da população. Quem afirma é o diretor do Laboratório de Mobilidade Sustentável da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Victor Andrade. 

"A gente sabe que a poluição atmosférica e a poluição sonora são crônicas nas nossas cidades. Isso afeta radicalmente a qualidade de vida das pessoas. E a gente também sabe sobre os gases de efeito estufa. A migração do carro para a bicicleta, ela é muito importante. Quanto mais ciclistas nós tivermos, teremos pessoas mais saudáveis e, também, um ambiente mais saudável, mais limpo".

A cicloativista e jornalista Renata Falzoni concorda com o pesquisador da UFRJ. Para ela, as cidades precisam transformar os modais de transporte, diminuindo o espaço reservado aos carros particulares, em benefício dos pedestres e dos ciclistas.

"Nós temos, sim, que tirar a queima de combustível fóssil das cidades pra gente não acabar com esse planeta em mais 30, 40 anos, que é o que tá acontecendo. A gente tem que parar de queimar petróleo. Mas não vai resolver nada se a gente substituir essa frota de carros andando nas cidades por uma frota elétrica. Vai continuar insustentável a mobilidade das cidades".

Se pedalar ajuda a manter a saúde em dia, a ter um ambiente urbano mais agradável, e até mesmo a economizar um dinheirinho, como fazer para conduzir a bicicleta com segurança dentro das cidades?

No próximo episódio, você vai aprender algumas dicas para que o seu pedal seja mais seguro e tranquilo.

Série Vamos de Bicicleta

Confira a 1ª reportagem da série - Vamos de Bicicleta: conheça a cidade com um único meio de transporte

Confira a 2ª reportagem da série - Vamos de Bicicleta: é urgente reduzir o espaço para carros nas ruas

Confira a 4ª reportagem da série: Vamos de Bicicleta: cuidados ajudam ciclistas a pedalar com segurança

Confira a 5ª reportagem da série - Vamos de Bicicleta: cicloturismo cresce no país com diferentes opções

Produção: Dayana Vitor

Edição: Sheily Noleto

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justiça

Justiça nega pedido de habeas corpus do ex-vereador Dr. Jairinho

A defesa pediu que sua prisão fosse substituída por monitoramento eletrônico. O ex-vereador está preso desde abril do ano passado, acusado da morte do menino Henry Borel, de 4 anos.

Baixar arquivo
Economia

Rio de Janeiro terá primeira planta de geração de hidrogênio verde

O estado do Rio de Janeiro terá a primeira planta para geração de hidrogênio verde no país.

Baixar arquivo
Geral

Frente fria vai trazer fortes chuvas no norte da região Nordeste

O alerta laranja para perigo no acumulado de chuva é do Instituto Nacional de Meteorologia e vale até domingo (22). As chuvas fortes, também devem atingir o norte do Pará, do Amazonas e Roraima, e todo o Amapá.

Baixar arquivo
Saúde

Portugal tem aumento de 33% no número de mortes por covid-19

País tem crescimento de casos de contágio e de mortes por Covid-19 nos últimos sete dias. Para os especialistas, o motivo é o avanço da linhagem BA.5 somado ao fim da obrigatoriedade do uso da máscara.

 

Baixar arquivo
Saúde

Turmas da UFMG suspendem aulas presenciais após casos de covid

O protocolo da universidade orienta a suspensão das atividades presenciais quando são notificados pelo menos três casos de coronavírus em uma mesma turma, no intervalo de uma semana.

Baixar arquivo
Justiça

Flordelis: Justiça nega solicitação para transferir julgamento

Flordelis está com o julgamento marcado no Júri Popular para o próximo dia 06 de junho. A ex-deputada é acusada de ter participado do assassinato de seu marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019.

Baixar arquivo