Vamos de Bicicleta: o transporte que salva vidas e o planeta Terra

Série especial mostra importância do transporte para a saúde de todos

Publicado em 18/08/2021 - 09:00 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A bicicleta é um excelente meio de transporte, perfeita para os momentos de lazer e pura adrenalina para esportistas e competidores. E além de tudo isso, também salva a vida das pessoas.

Você duvida? Então, preste atenção no depoimento de José Alves, que é radialista em Brasília. 

"Minha vida era sedentária. Só vivia sentado. Era sentado em casa, sentado no serviço, sentado no transporte pra ir e voltar. Eu fumava, há mais de 20 anos. Parei de fumar em fevereiro. Em março, veio a pandemia. Fiquei com medo, porque a primeira coisa onde o vírus pega... no pulmão. Sempre andei de transporte público, falei: tô morto. Vai pegar no pulmão, o pulmão meu tá comprometido já de cigarro. Aí o que é que eu fiz? Resolvi vir trabalhar, todo dia, de bicicleta".

Desde então, para se deslocar ao trabalho, José pedala 30 quilômetros na ida e outros 30 na volta. Aos 45 anos de idade, o radialista largou o cigarro e deixou pra trás o sedentarismo, graças à bicicleta. E de quebra, ao trocar o ônibus pela bike, José economiza o dinheiro das passagens e ajuda a diminuir a emissão de gases do efeito estufa.

Incentivar o uso da bicicleta como um meio de transporte nas cidades é uma atitude que transforma o ambiente urbano e colabora para a qualidade de vida da população. Quem afirma é o diretor do Laboratório de Mobilidade Sustentável da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Victor Andrade. 

"A gente sabe que a poluição atmosférica e a poluição sonora são crônicas nas nossas cidades. Isso afeta radicalmente a qualidade de vida das pessoas. E a gente também sabe sobre os gases de efeito estufa. A migração do carro para a bicicleta, ela é muito importante. Quanto mais ciclistas nós tivermos, teremos pessoas mais saudáveis e, também, um ambiente mais saudável, mais limpo".

A cicloativista e jornalista Renata Falzoni concorda com o pesquisador da UFRJ. Para ela, as cidades precisam transformar os modais de transporte, diminuindo o espaço reservado aos carros particulares, em benefício dos pedestres e dos ciclistas.

"Nós temos, sim, que tirar a queima de combustível fóssil das cidades pra gente não acabar com esse planeta em mais 30, 40 anos, que é o que tá acontecendo. A gente tem que parar de queimar petróleo. Mas não vai resolver nada se a gente substituir essa frota de carros andando nas cidades por uma frota elétrica. Vai continuar insustentável a mobilidade das cidades".

Se pedalar ajuda a manter a saúde em dia, a ter um ambiente urbano mais agradável, e até mesmo a economizar um dinheirinho, como fazer para conduzir a bicicleta com segurança dentro das cidades?

No próximo episódio, você vai aprender algumas dicas para que o seu pedal seja mais seguro e tranquilo.

Série Vamos de Bicicleta

Confira a 1ª reportagem da série - Vamos de Bicicleta: conheça a cidade com um único meio de transporte

Confira a 2ª reportagem da série - Vamos de Bicicleta: é urgente reduzir o espaço para carros nas ruas

Confira a 4ª reportagem da série: Vamos de Bicicleta: cuidados ajudam ciclistas a pedalar com segurança

Confira a 5ª reportagem da série - Vamos de Bicicleta: cicloturismo cresce no país com diferentes opções

Produção: Dayana Vitor

Edição: Sheily Noleto

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Caged: Brasil gera 313,9 mil empregos formais em setembro

É o que mostra o Novo Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgado nesta terça-feira (26), pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Segundo o levantamento, o saldo positivo é o resultado da diferença entre novas contratações, superiores a 1,7 milhão, e mais de 1,4 milhão desligamentos dos postos de trabalho, no mês de setembro.

Baixar arquivo
Cultura

Belchior 75 anos: pesquisa encontra músicas inéditas censuradas

Sete músicas inéditas de Belchior, compostas no período da ditadura militar, foram descobertas pelo jornalista e pesquisador musical Renato Vieira no acervo digital do Arquivo Nacional.

Baixar arquivo
Saúde

Em Lisboa, Marcelo Queiroga destaca a importância do SUS para o Brasil

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga destacou, em evento na Universidade de Lisboa, em Portugal, o avanço da campanha de vacinação que está sendo realizada no Brasil e a força do SUS no combate à pandemia.

Baixar arquivo
Educação

MEC muda regra de seleção para vagas remanescentes do Fies

Pelas regras anteriores, a seleção dessas vagas se dava pela ordem de inscrição dos interessados. Agora, o MEC determinou que essa seleção vai levar em conta a nota do Enem de todos os candidatos ao programa. 

Baixar arquivo
Economia

Custo da construção tem nova alta e já acumula aumento de 13% em 2021

O Índice Nacional de Custo da Construção, medido pela Fundação Getúlio Vargas, subiu 0,80% em outubro, taxa superior ao 0,56% registrado no mês anterior. Com o resultado, divulgado nesta terça-feira, o indicador acumula alta de aproximadamente 13% no ano.

Baixar arquivo
Saúde

Guarulhos revoga decreto que suspendia servidores não vacinados

Uma portaria da Câmara Municipal de Guarulhos cancelou os efeitos decreto que suspendia o contrato de trabalho de 137 servidores entre concursados, vereadores e comissionados.

Baixar arquivo