Vamos de Bicicleta: o transporte que salva vidas e o planeta Terra

Série especial mostra importância do transporte para a saúde de todos

Publicado em 18/08/2021 - 09:00 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A bicicleta é um excelente meio de transporte, perfeita para os momentos de lazer e pura adrenalina para esportistas e competidores. E além de tudo isso, também salva a vida das pessoas.

Você duvida? Então, preste atenção no depoimento de José Alves, que é radialista em Brasília. 

"Minha vida era sedentária. Só vivia sentado. Era sentado em casa, sentado no serviço, sentado no transporte pra ir e voltar. Eu fumava, há mais de 20 anos. Parei de fumar em fevereiro. Em março, veio a pandemia. Fiquei com medo, porque a primeira coisa onde o vírus pega... no pulmão. Sempre andei de transporte público, falei: tô morto. Vai pegar no pulmão, o pulmão meu tá comprometido já de cigarro. Aí o que é que eu fiz? Resolvi vir trabalhar, todo dia, de bicicleta".

Desde então, para se deslocar ao trabalho, José pedala 30 quilômetros na ida e outros 30 na volta. Aos 45 anos de idade, o radialista largou o cigarro e deixou pra trás o sedentarismo, graças à bicicleta. E de quebra, ao trocar o ônibus pela bike, José economiza o dinheiro das passagens e ajuda a diminuir a emissão de gases do efeito estufa.

Incentivar o uso da bicicleta como um meio de transporte nas cidades é uma atitude que transforma o ambiente urbano e colabora para a qualidade de vida da população. Quem afirma é o diretor do Laboratório de Mobilidade Sustentável da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Victor Andrade. 

"A gente sabe que a poluição atmosférica e a poluição sonora são crônicas nas nossas cidades. Isso afeta radicalmente a qualidade de vida das pessoas. E a gente também sabe sobre os gases de efeito estufa. A migração do carro para a bicicleta, ela é muito importante. Quanto mais ciclistas nós tivermos, teremos pessoas mais saudáveis e, também, um ambiente mais saudável, mais limpo".

A cicloativista e jornalista Renata Falzoni concorda com o pesquisador da UFRJ. Para ela, as cidades precisam transformar os modais de transporte, diminuindo o espaço reservado aos carros particulares, em benefício dos pedestres e dos ciclistas.

"Nós temos, sim, que tirar a queima de combustível fóssil das cidades pra gente não acabar com esse planeta em mais 30, 40 anos, que é o que tá acontecendo. A gente tem que parar de queimar petróleo. Mas não vai resolver nada se a gente substituir essa frota de carros andando nas cidades por uma frota elétrica. Vai continuar insustentável a mobilidade das cidades".

Se pedalar ajuda a manter a saúde em dia, a ter um ambiente urbano mais agradável, e até mesmo a economizar um dinheirinho, como fazer para conduzir a bicicleta com segurança dentro das cidades?

No próximo episódio, você vai aprender algumas dicas para que o seu pedal seja mais seguro e tranquilo.

Série Vamos de Bicicleta

Confira a 1ª reportagem da série - Vamos de Bicicleta: conheça a cidade com um único meio de transporte

Confira a 2ª reportagem da série - Vamos de Bicicleta: é urgente reduzir o espaço para carros nas ruas

Confira a 4ª reportagem da série: Vamos de Bicicleta: cuidados ajudam ciclistas a pedalar com segurança

Confira a 5ª reportagem da série - Vamos de Bicicleta: cicloturismo cresce no país com diferentes opções

Produção: Dayana Vitor

Edição: Sheily Noleto

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Governo Federal adia aplicação do CNU em todo o país

Governo decidiu adiar a aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado, em todo país, por causa das chuvas que afetam o Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo
Geral

Comunidades quilombolas do Sítio Antas, no Ceará, são reconhecidas

De acordo com a Fundação Palmares, existem cerca de 90 processos já analisados, mas que aguardam a resolução de "pendências". Outros 110 processos estão em análise técnica.

Baixar arquivo