Ferramenta monitora e divulga dados sobre acidentes de trabalho

Publicado em 16/09/2021 - 08:41 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Agora, pelo portal Radar SIT, qualquer pessoa interessada pode pesquisar o número de acidentes de trabalho nos últimos sete anos, a atividade econômica com maior incidência, a distribuição geográfica de acidentes e trabalhadores, o perfil acidentário e as ocupações.

Em 2019, por exemplo, a atividade econômica que liderou em número de acidentes de trabalho com afastamento superior a 15 dias foi a indústria de transformação, com 16.423. 

Ao todo, naquele ano, foram registrados mais de 639 mil acidentes.  São Paulo liderou com mais de 220 mil acidentes. Depois veio Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. No total, foram 2.146 mortes de trabalhadores. Os dados gerais do ano passado ainda não foram consolidados.

Durante o lançamento da ferramenta, o Subsecretário de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência Social, Rômulo Machado, destacou que os dados podem ajudar na construção de estratégias de prevenção de acidentes.

Martin Hahn, diretor do escritório da Organização Internacional do Trabalho no Brasil, lembrou dos impactos da pandemia no mundo do trabalho e falou sobre a importância de um ambiente de segurança e saúde ocupacional bem estruturado.

O lançamento do painel sobre acidentes de trabalho e o adoecimento ocupacional faz parte da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho deste ano.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, o instrumento também vai favorecer o trabalho de fiscalização de auditores do trabalho de todo o país. O endereço do site é: sit.trabalho.gov.br/radar.

Edição: Jacson Segundo/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a sonoplastia no rádio

A sonoplastia é uma grande aliada das produções radiofônicas, criando um ambiente que transporta o ouvinte para dentro de suas histórias. Tudo usando apenas seus efeitos sonoros.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Tartarugas verdes são vítimas da poluição das praias

Recentemente uma tartaruga-verde foi resgatada em Florianópolis, Santa Catarina, e está sendo reabilitada pelo Instituto Tamar. Mas o que chamou a atenção foi a grande quantidade de lixo encontrada nas fezes do animal.

Baixar arquivo
Geral

Dia dos Pais: conheça a história do pai que adotou seis meninos

O repórter Daniel Ito conversou com um pai bem diferente. Ele não é casado e não tem filhos biológicos. Ele adotou, sozinho, seis meninos ao longo dos últimos 14 anos. 

Baixar arquivo
Saúde

A OMS estuda mudar o nome da varíola dos macacos ou monkeypox

A ação quer evitar preconceito contra as pessoas infectadas e até casos de maus tratos contra os animais.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

RJ: Vasco e Defensoria realizam ação de reconhecimento de paternidade

Na véspera do Dia dos Pais, os jogadores do Vasco entraram em campo para a partida contra o Tombense, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro, usando uma camisa sem seus nomes.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Polícia Civil do Rio investiga caso de racismo contra aluna da UERJ

O caso ocorreu no dia 4 de agosto e foi registrado como injúria racial e ameaça, na Delegacia de Polícia no bairro de Neves. A agressora seria uma colega de turma da vítima.

Baixar arquivo