Ferramenta monitora e divulga dados sobre acidentes de trabalho

Publicado em 16/09/2021 - 08:41 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Agora, pelo portal Radar SIT, qualquer pessoa interessada pode pesquisar o número de acidentes de trabalho nos últimos sete anos, a atividade econômica com maior incidência, a distribuição geográfica de acidentes e trabalhadores, o perfil acidentário e as ocupações.

Em 2019, por exemplo, a atividade econômica que liderou em número de acidentes de trabalho com afastamento superior a 15 dias foi a indústria de transformação, com 16.423. 

Ao todo, naquele ano, foram registrados mais de 639 mil acidentes.  São Paulo liderou com mais de 220 mil acidentes. Depois veio Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. No total, foram 2.146 mortes de trabalhadores. Os dados gerais do ano passado ainda não foram consolidados.

Durante o lançamento da ferramenta, o Subsecretário de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência Social, Rômulo Machado, destacou que os dados podem ajudar na construção de estratégias de prevenção de acidentes.

Martin Hahn, diretor do escritório da Organização Internacional do Trabalho no Brasil, lembrou dos impactos da pandemia no mundo do trabalho e falou sobre a importância de um ambiente de segurança e saúde ocupacional bem estruturado.

O lançamento do painel sobre acidentes de trabalho e o adoecimento ocupacional faz parte da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho deste ano.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, o instrumento também vai favorecer o trabalho de fiscalização de auditores do trabalho de todo o país. O endereço do site é: sit.trabalho.gov.br/radar.

Edição: Jacson Segundo/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo