IBGE: população de indígenas e quilombolas ultrapassa 2,2 milhões

Áreas quilombolas mais populosas estão no Nordeste

Publicado em 15/10/2021 - 16:44 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima em 1.108.970 pessoas residentes em localidades indígenas e pouco mais de 1,133 milhão de quilombos.

Os dados, divulgados nesta sexta-feira (15), estão no relatório Dimensionamento emergencial de população residente em áreas indígenas e quilombolas, estudo emergencial para nortear ações de enfrentamento à pandemia de covid.

A publicação foi produzida em 2020, a pedido do Ministério da Saúde, com o objetivo de planejar a imunização de grupos vulneráveis contra o coronavírus.

Foram utilizados dados do Censo de 2010 e também o mapeamento de áreas realizado pelo IBGE no planejamento do próximo Censo, previsto para o ano que vem, em todo o território nacional.

A analista do Instituto Marta Antunes, responsável pelo Projeto de Povos e Comunidades Tradicionais, destaca que as áreas quilombolas mais populosas estão na região Nordeste.

Já em áreas indígenas, o destaque é a região Norte, com com mais de 560 mil pessoas. No Sudeste, são quase 30 mil.

No estado do Rio de Janeiro, segundo o relatório, há 1.566 pessoas vivendo em áreas indígenas e 14.857 em terras quilombolas

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Brasil já tem 5 casos confirmados da variante Ômicron

Dos casos confirmados aqui no país, três são em São Paulo e dois no Distrito Federal. São quatro homens e uma mulher.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz vê tendência de alta de casos de síndrome respiratória grave

Crescimento está sendo notado em 13 das 27 unidades da federação; destes, os que mais chamam a atenção dos especialistas são Pará, Ceará e Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Política

PEC dos Precatórios é aprovada no Senado

Os precatórios são dívidas da União com empresas e pessoas que ganharam ações definitivas na justiça. A proposta aprovada pelo Senado limita o valor a ser gasto anualmente com essas despesas e muda a forma de cálculo do teto de gastos. Proposta ainda precisa voltar à Câmara.

Baixar arquivo
Educação

Prazo para solicitar a reaplicação da prova do Enem termina amanhã

Candidatos podem pedir a reaplicação até às 23h59 desta sexta; os nomes dos participantes aptos a fazerem a prova em nova data serão divulgados na própria Página do Participante.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura do Rio vai rever ampliação de exigência de cartão de vacina

Segundo o prefeito Eduardo Paes, houve "exagero" na ampliação de locais onde devem ser apresentados comprovante de vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo
Saúde

São Paulo suspende festa de Réveillon na Paulista

A vigilância sanitária da capital paulista fez um estudo de riscos e orientou a cancelar a festa do dia 31 de dezembro. Além disso, o prefeito decidiu manter a obrigatoriedade no uso de máscaras em lugares públicos. O uso seria abolido no próximo dia 11.

Baixar arquivo