Principal ferramenta para incluir famílias de baixa renda em programas sociais, o Cadastro Único também vai ser usado para garantir o acesso ao Auxílio Brasil. Todos os meses o Ministério da Cidadania vai selecionar novos beneficiários para o programa, mas o responsável familiar precisa estar com os dados atualizados.
As famílias escolhidas vão ser avisadas oficialmente mês a mês. O governo esclarece que a gestão do Cadastro Único não leva ao pagamento automático do auxílio do Brasil, apenas significa que a família está incluída numa lista de reserva, que vai ser executada à medida que o governo tenha recurso no orçamento.
O cidadão pode acompanhar a situação do cadastro no aplicativo "Meu CadÚnico". As informações devem ser atualizadas a cada dois anos mesmo que não haja mudança de dados. Caso haja alteração na família, na renda ou na documentação do responsável familiar, a atualização deve ser feito o mais rápido possível. O procedimento deve ser feito presencialmente no CAS (Centro de Atendimento de Referência Social) ou em postos de atendimento do Cadastro Único ou do antigo Programa Bolsa Família. Algumas prefeituras oferecem meios eletrônicos para atualização dos dados. Quem não atualiza as informações por mais de quatro anos é excluído do cadastro.