Migração para os EUA esvazia cidade mineira de Alpercata

Publicado em 09/12/2021 - 08:51 Por Rimack Souto - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Uma cidade do interior de Minas Gerais, Alpercata, sofre com o avanço da migração. A 330 quilômetros da capital Belo Horizonte, a região rural viu centenas de famílias e jovens saírem para os Estados Unidos nos últimos meses. Com o aumento do fluxo migratório, às vezes, faltam profissionais capacitados para suprir a demanda da população.

Os efeitos econômicos da pandemia do coronavírus, especialmente a baixa oferta de empregos, foram os principais motivos para o aumento da migração em Alpercata, interior de Minas Gerais. Os moradores da cidade onde vivem cerca de 7.500 pessoas têm observado as ruas ficarem cada vez mais vazias. E, ao contrário de ondas migratórias anteriores, dominadas por jovens mais carentes, desta vez enfermeiras, engenheiros e até funcionários municipais estão saindo. As escolas públicas da cidade sofrem com a saída de alunos para os Estados Unidos. Essas instituições já perderam 10% do total de 926 estudantes, como conta, Lúcia Moreira, diretora de uma das escola do município. 

"Neste ano, de 2021, que nós tivemos um número mais significativo de alunos que foram para os Estados Unidos, esse efeito veremos no ano que vem, em 2022, porque os recursos que a escola recebe do governo federal, ele é baseado em número de alunos. E quando esses alunos vão embora, o número de alunos da escola reduz e consequentemente o recurso também".

A migração atinge até o esporte local. O secretário Municipal de Esportes,  Jorge Estefesson, diz que algumas equipes de futebol não têm conseguido participar de campeonatos, por falta de atletas.

"Alguns atletas nossos também, que participavam de campeonatos, nosso aqui, tanto municipais como campeonatos da região, e migraram. Então nós estamos tendo dificuldade hoje de fazer um campeonato com várias equipes". 

O filho da cozinheira, Reginalda, tem visto os amigos saírem da cidade e também quer buscar uma vida melhor nos Estados Unidos. "Ele é mais que quer, fala toda hora, mãe, eu não quero ficar aqui. Se nós não "for" pra fora, porque os coleguinhas, a maioria, já foram, entendeu. Eu quero ir mamãe, pra "mim" ter alguma coisa, porque aqui vai ser difícil". 

A situação de Alpercata reflete o aumento na migração de pessoas da América Latina para os Estados Unidos. Brasileiros, haitianos e venezuelanos estão entre os que mais buscam uma nova vida em outro país. A maioria dos imigrantes brasileiros chegam pela fronteira mexicana e se entregam às autoridades para pedir asilo. Com o objetivo de conter o fluxo de migrantes, o México aumentou a vigilância e, a partir deste mês, deve exigir o visto brasileiro.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo