Postos de gasolina são investigados por propaganda enganosa

Publicado em 07/12/2021 - 09:39 Por Márcia Fernandes - Brasília

Estão cada vez mais comuns os aplicativos que dão descontos e outros benefícios para clientes que abastecem os carros. O objetivo é fidelizar o cliente. Quem abastece sempre na mesma rede de postos, junta pontos e troca por descontos. Mas nem sempre o cliente consegue acessar as informações da promoção com clareza. Muitas vezes, abastece o carro pensando que o combustível está no preço e só depois descobre que o produto está mais caro.

O Analista Ambiental João Paulo Ribeiro, mora em Brasília, e conta que a prática é comum. Para ele, além dos anúncios confusos e sem detalhes, as propagandas muitas vezes não explicam os detalhes da promoção.

Para evitar propagandas enganosas de descontos em postos de combustível, o Ministério da Justiça e Segurança Pública começou uma investigação sobre atuação de duas grandes redes de postos. Elas vão ter que prestar esclarecimentos sobre esse tipo de publicidade, como destaca a diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Lilian Brandão.

"Embora se reconheça que o oferecimento de descontos não seja em hipótese nenhuma uma pratica ilegal. A forma como as informações têm sido apresentadas nos postos de combustíveis não são adequadas e claras. Elas estariam induzindo o consumidor ao erro que, obviamente, viola o código de defesa do consumidor no seu direito mais fundamental, que é o de informação clara e inteligível".

O Ministério da Justiça recomenda atenção dos motoristas e caso o consumidor encontra uma prática abusiva, ele deve fazer a denúncia em órgãos como Procon, Ministério Público e Defensoria Pública.

 

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo