Ações preventivas impediram tragédia no desmoronamento em Ouro Preto

Publicado em 13/01/2022 - 21:13 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério Público Federal de Minas Gerais abriu uma investigação para apurar as causas do deslizamento em Ouro Preto que destruiu dois imóveis no centro histórico da cidade, incluindo um casarão do século dezenove. O MPF pediu informações sobre a extensão dos estragos para a prefeitura do município mineiro e para o Iphan, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a força do deslizamento ocorrido nesta quinta-feira, na encosta do Morro da Forca, atrás do centro histórico de Ouro Preto.

Autoridades locais informaram que o prédio já estava interditado desde 2012, quando outro desmoronamento ocorreu no local. Menos de uma hora antes do incidente desta quinta-feira, um morador informou a Guarda Municipal que o morro estava começando a deslizar. A Defesa Civil isolou a área e, menos de 15 minutos depois, as casas foram engolidas pela terra.

A tenente-coronel Gracielle Rodrigues Santos, coordenadora-adjunta de Defesa Civil estadual, ressaltou que ações preventivas impediram que o acidente fizesse vítimas.

Na década de 1980, o centro histórico de Ouro Preto foi declarado patrimônio mundial da humanidade pela Unesco. A cidade está entre os trezentos e quarenta e um municípios mineiros em situação de emergência por causa das fortes chuvas que atingem o estado. A tenente-coronel Gracielle Santos destacou que o governo de Minas Gerais montou uma força-tarefa para atuar nessas localidades.

O Instituto Nacional de Meteorologia informou que o volume de chuvas em Minas Gerais nos primeiros dez dias do ano ultrapassou 400 milímetros, em várias regiões do estado. Segundo o Inmet, a tendência é de que o tempo melhore ao longo dos próximos dias.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo