A Anvisa monitora cinco navios de cruzeiro que estão na costa brasileira. De acordo com a atualização mais recente, divulgada na noite dessa terça-feira, a situação das embarcações é a seguinte:
O MSC Preziosa chega nesta quarta-feira ao porto do Rio de Janeiro. O cruzeiro está em operação e já informou ter a bordo oito passageiros e 25 tripulantes com covid-19. O navio tem capacidade para pouco mais de três mil passageiros e o cenário epidemiológico é de nível 3 - numa escala que vai até 4.
O MSC Splendida está no Porto de Santos, em São Paulo, sem passageiros a bordo. Entre os tripulantes, 62 estão infectados por coronavírus. Desde domingo o navio está no nível epidemiológico 4 - o mais alto da escala. Por isso, é necessária a quarentena.
O Costa Diadema também está no Porto de Santos, na mesma situação. Todos os passageiros já desembarcaram e ao menos 30 tripulantes estão com covid-19. A situação epidemiológica está no nível 4 e o navio faz quarentena desde o dia 31 de dezembro.
O cruzeiro Costa Fascinosa está com cenário epidemiológico 3 e não fará novos embarques. O navio transporta cinco passageiros e dois tripulantes com coronavírus.
E o MSC Seaside também está em operação, com nível epidemiológico 3. A bordo, 25 passageiros e 65 tripulantes estão com covid-19. A previsão é que o cruzeiro chegue ao Porto de Santos nesta quinta-feira.
Por recomendação da Anvisa, o governo federal suspendeu, até o dia 21 de janeiro, as atividades de cruzeiros em todo o litoral do país. A decisão foi tomada, em conjunto, pelos ministérios da Casa Civil, da Saúde, da Infraestrutura, da Justiça e do Turismo.