Anvisa monitora navios de cruzeiro que registraram casos de covid-19

Publicado em 05/01/2022 - 08:10 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Anvisa monitora cinco navios de cruzeiro que estão na costa brasileira. De acordo com a atualização mais recente, divulgada na noite dessa terça-feira, a situação das embarcações é a seguinte:

O MSC Preziosa chega nesta quarta-feira ao porto do Rio de Janeiro. O cruzeiro está em operação e já informou ter a bordo oito passageiros e 25 tripulantes com covid-19. O navio tem capacidade para pouco mais de três mil passageiros e o cenário epidemiológico é de nível 3 - numa escala que vai até 4.

O MSC Splendida está no Porto de Santos, em São Paulo, sem passageiros a bordo. Entre os tripulantes, 62 estão infectados por coronavírus. Desde domingo o navio está no nível epidemiológico 4 - o mais alto da escala. Por isso, é necessária a quarentena.

O Costa Diadema também está no Porto de Santos, na mesma situação. Todos os passageiros já desembarcaram e ao menos 30 tripulantes estão com covid-19. A situação epidemiológica está no nível 4 e o navio faz quarentena desde o dia 31 de dezembro.

O cruzeiro Costa Fascinosa está com cenário epidemiológico 3 e não fará novos embarques. O navio transporta cinco passageiros e dois tripulantes com coronavírus.

E o MSC Seaside também está em operação, com nível epidemiológico 3. A bordo, 25 passageiros e 65 tripulantes estão com covid-19. A previsão é que o cruzeiro chegue ao Porto de Santos nesta quinta-feira.

Por recomendação da Anvisa, o governo federal suspendeu, até o dia 21 de janeiro, as atividades de cruzeiros em todo o litoral do país. A decisão foi tomada, em conjunto, pelos ministérios da Casa Civil, da Saúde, da Infraestrutura, da Justiça e do Turismo.

Edição: Roberto Piza/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colombia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo
Geral

Ganhadores do Nobel de Medicina, Física e Química estão no Brasil

Três importantes cientistas ganhadores do Prêmio Nobel estão no Brasil para uma série de palestras no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fórum de Cidades Amazônicas discute resiliência urbana

A cidade de Belém recebe nesta terça-feira a reunião anual do Fórum de Cidades Amazônicas, que reúne representantes das prefeituras dos municípios que estão dentro do bioma em toda a América Latina.  

Baixar arquivo