Anvisa monitora navios de cruzeiro que registraram casos de covid-19

Publicado em 05/01/2022 - 08:10 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Anvisa monitora cinco navios de cruzeiro que estão na costa brasileira. De acordo com a atualização mais recente, divulgada na noite dessa terça-feira, a situação das embarcações é a seguinte:

O MSC Preziosa chega nesta quarta-feira ao porto do Rio de Janeiro. O cruzeiro está em operação e já informou ter a bordo oito passageiros e 25 tripulantes com covid-19. O navio tem capacidade para pouco mais de três mil passageiros e o cenário epidemiológico é de nível 3 - numa escala que vai até 4.

O MSC Splendida está no Porto de Santos, em São Paulo, sem passageiros a bordo. Entre os tripulantes, 62 estão infectados por coronavírus. Desde domingo o navio está no nível epidemiológico 4 - o mais alto da escala. Por isso, é necessária a quarentena.

O Costa Diadema também está no Porto de Santos, na mesma situação. Todos os passageiros já desembarcaram e ao menos 30 tripulantes estão com covid-19. A situação epidemiológica está no nível 4 e o navio faz quarentena desde o dia 31 de dezembro.

O cruzeiro Costa Fascinosa está com cenário epidemiológico 3 e não fará novos embarques. O navio transporta cinco passageiros e dois tripulantes com coronavírus.

E o MSC Seaside também está em operação, com nível epidemiológico 3. A bordo, 25 passageiros e 65 tripulantes estão com covid-19. A previsão é que o cruzeiro chegue ao Porto de Santos nesta quinta-feira.

Por recomendação da Anvisa, o governo federal suspendeu, até o dia 21 de janeiro, as atividades de cruzeiros em todo o litoral do país. A decisão foi tomada, em conjunto, pelos ministérios da Casa Civil, da Saúde, da Infraestrutura, da Justiça e do Turismo.

Edição: Roberto Piza/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo