Prefeitura do Rio publica edital para bilhetagem digital do BRT

Publicado em 25/02/2022 - 16:09 Por Tamara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Em meio à greve dos motoristas, que paralisou o BRT da cidade do Rio de Janeiro nesta sexta-feira, a Prefeitura publicou o edital para contratar a nova bilhetagem digital do sistema. 

De acordo com o prefeito Eduardo Paes, a nova licitação pretende acabar com o que ele classifica de "caixa-preta do BRT carioca", ao permitir que o município controle a arrecadação tarifária e a demanda de passageiros em todas as linhas. Com isso, a expectativa é de que o sistema tenha maior transparência financeira, facilitando o planejamento com dados confiáveis e a melhoria dos serviços. 

A nova bilhetagem deve entrar em operação até dezembro e será estendida aos demais coletivos municipais, os ônibus convencionais, vans e VLT, até o final do ano que vem. O sistema digital vai aceitar diversos meios de pagamento, como cartão bancário, QR Code e celular, e também a integração com outros modais. 

Vencerá a licitação a empresa que oferecer o maior valor em contrapartida para o município, acima do mínimo de cerca de 5 milhões e 250 mil reais. A nova concessionária poderá operar a bilhetagem por um período de 12 anos, obtendo receitas estimadas em quase 1 bilhão e 250 milhões de reais ao longo desse período, que serão geradas a partir de uma porcentagem em cima da tarifa cobrada dos usuários.

A nova bilhetagem é uma das pernas do tripé anunciado pela Prefeitura para requalificar o sistema do BRT, que tem sido alvo de muitas reclamações nos últimos anos. Há algumas semanas, o município lançou o edital para a compra da primeira leva dos 557 novos ônibus, que vão abastecer os 3 corredores já em operações, e também o corredor Transbrasil, que deve ser inaugurado em dezembro de 2023.

A última ponta do tripé é a licitação para definir a concessionária que vai operar o sistema, que deve ser lançada em junho.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: jovem começou a escrever aos 9 anos

Aos 13 anos Paulo Resende Junior já é escritor. Ele lançou o livro “Mistérios com o Paulo: aventura mitológica”, quando ainda tinha nove anos.

Baixar arquivo
Economia

G20 busca acordo sobre taxação de super-ricos até novembro

O Grupo que reúne as maiores economias do planeta, a União Europeia e a União Africana pode chegar a um acordo sobre a taxação de super-ricos até novembro.  A informação foi dada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em Washington, onde participa da reunião de Primavera d

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ação conjunta promove acesso a benefícios sociais no Rio de Janeiro

Uma parceria do Governo Federal com a com organização não governamental Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, propõe acelerar o processo de busca ativa de famílias que têm direito aos programas sociais, mas não recebem os benefícios por falta de conhecimento ou informação.

Baixar arquivo
Esportes

Resultados da segunda rodada do Brasileirão

E vamos falar do Campeonato Brasileiro de futebol, complemento da segunda rodada. Tivemos nesta quarta-feira o Grêmio vencendo o Atlético Paranaense por 2 a 0 em Porto Alegre, em Bragança Paulista. O Bragantino bateu Vasco da Gama por 2 a 1.

Baixar arquivo
Geral

Câmara debate regulamentação trabalhista de motoristas de aplicativos

A Câmara começou a discussão sobre a proposta que regulamenta o trabalho de motoristas de aplicativos. Se reuniu em comissão geral antes do projeto de lei ser analisado na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços. E, sempre que se fala sobre isso, a polêmica é grande.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: Entrevista com Marcelo Moutinho

O livro nos conduz a novos universos, estimula a imaginação e a criatividade. E para aqueles que se dedicam à  literatura infantil, foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Baixar arquivo