Foi lançado nesta quinta-feira (24) o Venda Digital, uma nova funcionalidade do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), que permite a assinatura digital da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e) pelo vendedor e comprador e a comunicação automática da venda.
A nova tecnologia vai permitir a transferência de propriedade entre pessoas físicas por meio da assinatura eletrônica, sem a necessidade de reconhecer firma em cartório, assinar contrato em papel ou ter que ir pessoalmente ao Detran.
A compra e venda de veículos por meio digital será emitida pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito e a assinatura eletrônica, pelo gov.br, após a autorização do Detran de registro do veículo.
O secretário nacional de trânsito, Frederico Carneiro afirma que o procedimento é seguro, já que a autenticação é por meio de biometria facial.
O serviço já está disponível para veículos com documentação emitida a partir de 4 janeiro 2021 em Detrans de oito Estados: Mato Grosso do Sul e Paraná, Acre, Ceará, Pernambuco, Rio grande do norte, Roraima e Rio Grande do sul. Mas segundo o secretário Frederico, a expectativa é que mais estados farão a adesão ao serviço.
Para fazer a transação é preciso login com conta prata ou ouro na plataforma gov.br.
A iniciativa do serviço é do Ministério da Infraestrutura, desenvolvida pelo Serpro, empresa de Tecnologia do Governo Federal.
Mais informações no aplicativo Carteira Digital de Trânsito.