logo Radioagência Nacional
Geral

Polícia Federal investiga quadrilha que retinha cartões de indígenas

Baixar
Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional
16/03/2022 - 15:15
São Paulo

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta a Operação Alarma. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão contra uma quadrilha que retinha cartões e se apropriava de benefícios sociais de indígenas da região do Alto Purus, na cidade de Feijó, no Acre. A operação foi chamada de Alarma, em alusão a um poema escrito por Gonçalves Dias. Alarma foi o grito de guerra dado por um índio da tribo Tupi antes de entrar na luta contra uma outra tribo inimiga.

Ainda de acordo com  os investigadores, os indígenas lesados seriam da etnia Kulina e Kaxinawás. Vinte policiais participaram da operação. Ninguém foi preso, mas foram apreendidos muitos documentos, papéis e tablets.

Segundo a Polícia Federal, os acusados vão responder pelos crimes de estelionato, extorsão e apropriação indébita e podem pegar até 10 anos de prisão.

Em março do ano passado, a PF do Acre também descobriu três comerciantes na cidade de Manoel Urbano que retinham benefícios sociais de indígenas de forma ilegal. Na época, uma pessoa foi presa.

x