Há 84 anos na mesma empresa, funcionário destaca trajetória

Walter Orthmann tem 100 anos e está no livro dos recordes

Publicado em 02/05/2022 - 07:58 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O dia primeiro de maio ainda nem era feriado no Brasil quando nasceu Walter Orthmann, o trabalhador com mais tempo de serviço numa única empresa em todo o mundo.

O catarinense completou 100 anos no mês passado e está no livro dos recordes por trabalhar há 84 anos em uma fábrica de tecidos em Brusque, a 100 quilômetros de Florianópolis.

Inicialmente, ele foi contratado como um simples operário em 1938, com 15 anos de idade. Naquela época, o hoje centenário Walter não tinha direito a férias, décimo terceiro, e nem a jornada de 8 horas. Até que, em 1943, foi promulgada a CLT, a Consolidação das Leis do Trabalho.

Walter ainda precisava andar, a pé, oito quilômetros todos os dias para chegar à fábrica. Ele foi subindo de posto, até se tornar gerente de vendas e viajou todo o país para negociar com os clientes.

Em 1978, 40 anos depois de começar a trabalhar, Walter se aposentou, mas o diretor da fábrica pediu para ele continuar devido à experiência que adquiriu no ramo. Na avaliação dele, foi essa experiência somada à adaptação às novas tecnologias que o mantiveram no emprego. E foi só aos 93 anos que ele parou de viajar a serviço.

Nesses 84 anos de trabalho, Walter Orthmann destaca ainda que um dos períodos mais marcantes foi o da inflação durante a década de 1980. 

Atualmente, o gerente de vendas Walter Orthmann tem oito filhos, oito netos e quatro bisnetos e admite que, além de gostar do que faz, a necessidade de criar essa família grande é outro motivo para continuar trabalhando.

* Com sonoplastia de Messias Melo e produção de Renato Lima.

Edição: Bianca Paiva/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Esforços humanitários no RS recebem reforços

Mais 12 bombeiros de Alagoas chegaram na manhã deste domingo,  em Canoas para  reforçar as equipes de resgate das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.  

Baixar arquivo
Geral

Deputada Amália Barros morreu na madrugada deste domingo

A deputada Amália Barros, do PL do Mato Grosso, morreu na madrugada deste domingo, aos 39 anos de idade. Ela estava internada desde 1º de maio no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após a retirada de um nódulo no pâncreas.

Baixar arquivo
Geral

EBC redireciona suas antena de ondas curtas para o Sul do país

Muitos dos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul enfrentam problemas como a falta de energia, que dificultam o acesso a informações vitais nesse momento de calamidade.

Baixar arquivo
Geral

Lula cita tragédia ambiental do RS em mensagem de Dia das mães

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou neste domingo mensagem de Dia das Mães, em que cita a tragédia ambiental que atinge o Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo
Geral

Cemaden alerta para alta possibilidade de alagamento em Porto Alegre

Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais alertou para a alta possibilidade de novas ocorrências de enchentes e alagamentos nas mesorregiões Noroeste, Centro-Ocidental, Nordeste, Sudeste e Sudoeste Rio-Grandense e Metropolitana de Porto Alegre neste fim de semana.

Baixar arquivo
Geral

Cresce o número de mulheres que optam pela maternidade após os 40 anos

A escolha pela gravidez tardia não representa mais impedimento. São muitos os recursos disponíveis desde a relação sexual programada até métodos em que a fecundação ocorre em laboratório.

Baixar arquivo