Há dois anos, Rainha Elizabeth defendia isolamento devido à covid-19

Discurso foi o quinto proferido durante o reinado

Publicado em 05/04/2022 - 12:14 Por Sheily Noleto - Repórter da Rede Nacional de Rádio - Brasília

“Juntos, estamos enfrentando esta doença, e quero garantir a vocês que, se permanecermos unidos e resolutos, vamos superá-la.” Em uma mensagem dirigida à nação britânica em 5 de abril de 2020, a Rainha Elizabeth II reforçou a necessidade do isolamento e agradeceu aos profissionais de saúde naquele momento em que todo o mundo lidava com as incertezas da pandemia.

Naquela data, de acordo com dados do Departamento de Saúde e Assistência Social, o número de casos positivos no Reino Unido já passava de 47 mil. E quase cinco mil pessoas já haviam morrido em consequência da covid-19. Para controlar o avanço da doença, o governo britânico instituiu um programa de monitoramento e testes contínuos.

Foi nesse contexto que a Rainha reforçou a importância do autoisolamento mesmo que isso fosse difícil e que as pessoas estavam descobrindo “uma oportunidade de desacelerar, pausar e refletir, em oração ou meditação”.

Em um dos trechos do discurso, a monarca ressaltou que “o orgulho de quem somos não faz parte do nosso passado, define o nosso presente e o nosso futuro”.

A monarca também relembrou a primeira transmissão televisionada que ela fez em outubro de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, quando tinha apenas 14 anos. Na época, a mensagem gravada no Castelo de Windsor, ao lado da irmã, era destinada às crianças que foram separadas das famílias por questões de segurança.

O discurso à nação britânica na pandemia foi o quinto proferido durante o reinado de Elizabeth II. Antes, ela já havia se manifestado na Guerra do Golfo, na morte da Princesa Diana e da Rainha Mãe, e também no Jubileu de Diamante, quando celebrou 60 anos de reinado.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo
 

Edição: Rede Nacional de Rádio/ Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo