Os produtos falsificados ou de contrabando já causaram um prejuízo de mais de R$ 290 bilhões ao país no ano de 2021. Esse dado é do levantamento da Associação Brasileira de Combate à Falsificação, divulgado na sexta feira (01). Ainda de acordo com a associação, o estado de São Paulo concentra 45% de todo o volume de produtos contrabandeados e falsificados no país.
De acordo com Rodolpho Ramazzini, diretor de comunicação da associação, as perdas na arrecadação cresceram principalmente no setor de combustíveis e de bebidas alcóolicas.
A associação costuma lembrar aos consumidores que comprar produtos falsificados além de causar prejuízo à economia também pode trazer riscos à saúde do consumidor; especialmente se forem produtos de beleza, cigarros, óculos ou bebidas alcóolicas.
De Janeiro a Junho do ano passado a receita federal e a polícia federal apreenderam quase 2 bilhões e meio de reais em mercadorias ilegais.
![Marcello Casal jr/Agência Brasil Facebook, Instagram e WhatsApp têm problemas de acesso nesta segunda](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Torres/CBF/Direitos Reservados Bola, campeonato brasileiro](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 07/11/2024 - Rádio Nacional transmite Botafogo x Cuiabá pela 33a rodada do Brasileirão. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Edifício sede do BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, no Centro do Rio.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 18/12/2024 - Rio de Paz faz ato contra mortes de crianças por violência, na praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Luiz Silveira/Agência CNJ Brasília (DF) 10/04/2024 - Inpeção nos presídios de Goiânia, em 21/05/2023 - Inspeção da equipe do DMF na Casa de prisão Provisória em Aparecida de Goiânia.
Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)