Forte frio e ventos deixam 230 mil pessoas sem energia elétrica no RS

Baixas temperaturas vão continuar nesta quinta (19) em várias capitais

Publicado em 18/05/2022 - 13:29 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O dia amanheceu gelado nas regiões sul, sudeste e centro-oeste, com várias capitais registrando temperaturas mínimas abaixo dos 10 graus. Nas serras gaúcha e catarinense, nevou na madrugada desta quarta-feira (18), e a neve deve continuar nos próximos dias.

O frio intenso, que chegou antes do inverno, é provocado pela passagem do ciclone extra-tropical Yake-can, no sul do país. Os ventos preocupam e a velocidade pode chegar a 110 quilômetros por hora. O frio assusta até quem já está acostumado, como a professora aposentada Helena Planzer, de Itaiópolis, cidade serrana ao norte de Santa Catarina.

No Rio Grande do Sul, a ventania já provocou problemas no abastecimento de energia elétrica, e quase 230 mil pessoas ficaram sem luz na noite dessa terça-feira (17). A servidora pública Sonia Martins, que mora em Porto Alegre, reclama que a sensação térmica causada pela ventania é o que castiga mais quem precisa sair à rua. 

O frio está incomum em outras regiões do país, como no Centro-Oeste, por exemplo. Em Brasília, a quarta-feira teve mínima de 9 graus. E em Goiânia, apenas um grau a mais. Belo Horizonte amanheceu com a mesma temperatura que Curitiba, uma das capitais mais frias do país: 6 graus. Mas São Paulo teve a madrugada mais fria, com sensação térmica de 4 graus negativos. Segundo o meteorologista Olivio Bahia, do Instituto Nacional de Meteorologia, essa queda da temperatura fora de época é causada pelo ciclone extra-tropical, que provoca ventos intensos e altera a sensação térmica, gerando a necessidade de cuidados maiores com a saúde. 

E o friozão vai continuar nesta quinta-feira (19). Em Belo Horizonte e Brasília, por exemplo, a temperatura vai baixar ainda mais, e deve amanhecer com 5 graus. Em São Paulo e Goiânia, a mínima será de 6 graus, igual à de Curitiba.

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo