Pesquisadores da UFF desenvolvem sensor para monitorar catástrofes

Publicado em 05/05/2022 - 11:45 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A cidade de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, será a primeira no país a ter equipamentos de baixo custo para monitorar a estabilidade de encostas e focos de incêndio. Os equipamentos serão usados pela Defesa Civil e por técnicos da prefeitura para o controle de possíveis deslizamentos e eventuais tragédias e para a prevenção de grandes incêndios em áreas de vegetação.

Os dispositivos estão sendo desenvolvidos por pesquisadores da UFF, a Universidade Federal Fluminense, naquele município, em uma parceria com a prefeitura da cidade. E a partir de julho, as novidades entram na fase de testes em morros e áreas de vegetação.

O professor da UFF e coordenador do projeto, Ivanovich Salcedo, explica que o primeiro sensor vai ajudar a identificar a movimentação do solo e evitar tragédias com deslizamentos de terra, como as que aconteceram em fevereiro e março deste ano, em Petrópolis, na região serrana do Rio, causando a morte de menos 238 pessoas. Salcedo lembra, ainda, da catástrofe em 2010, em Niterói, com o deslizamento no Morro do Bumba. 48 pessoas morreram soterradas.

O segundo sensor vai medir a umidade do solo em áreas de vegetação, identificando o aumento do calor com os focos de incêndio.

O secretário de Defesa Civil de Niterói, coronel Wallace Medeiros, adianta que as áreas de risco na cidade já foram mapeadas para a colocação dos equipamentos e que a população vai participar de todo o processo.

O projeto desses sensores faz parte do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados da UFF, com a parceria da prefeitura de Niterói, que investiu um total de R$ 25 milhões em nove projetos da instituição.

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Ministério da Justiça determina que Tik Tok remova conteúdo impróprio

O Ministério da Justiça determinou que a plataforma online Tik Tok remova conteúdos impróprios para menores de 18 anos no Brasil. O documento determina que a rede social tem 72 horas para cumprir a ordem.

Baixar arquivo
Justiça

ICMS combustíveis: Gilmar Mendes marca audiência de conciliação

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes marcou a audiência de conciliação para a próxima terça-feira, às 9h, com representantes dos estados e da União para discutir a tributação do ICMS, imposto que incide sobre combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo país a partir de sábado

Toda a população, com pelo menos seis meses de idade, pode procurar um posto de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro confirma transmissão local da Varíola dos Macacos

Os pacientes são dois homens que não têm histórico de viagem internacional ou contato com estrangeiros. Eles estão sendo monitorados e encontram-se em isolamento domiciliar.

Baixar arquivo
Educação

Provas da 2ª etapa do Revalida ocorrem neste final de semana

O processo permite que candidatos que se formaram no exterior no curso de medicina validem o diploma no Brasil para poderem exercer a profissão por aqui.

Baixar arquivo