Pesquisadores da UFF desenvolvem sensor para monitorar catástrofes

Publicado em 05/05/2022 - 11:45 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A cidade de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, será a primeira no país a ter equipamentos de baixo custo para monitorar a estabilidade de encostas e focos de incêndio. Os equipamentos serão usados pela Defesa Civil e por técnicos da prefeitura para o controle de possíveis deslizamentos e eventuais tragédias e para a prevenção de grandes incêndios em áreas de vegetação.

Os dispositivos estão sendo desenvolvidos por pesquisadores da UFF, a Universidade Federal Fluminense, naquele município, em uma parceria com a prefeitura da cidade. E a partir de julho, as novidades entram na fase de testes em morros e áreas de vegetação.

O professor da UFF e coordenador do projeto, Ivanovich Salcedo, explica que o primeiro sensor vai ajudar a identificar a movimentação do solo e evitar tragédias com deslizamentos de terra, como as que aconteceram em fevereiro e março deste ano, em Petrópolis, na região serrana do Rio, causando a morte de menos 238 pessoas. Salcedo lembra, ainda, da catástrofe em 2010, em Niterói, com o deslizamento no Morro do Bumba. 48 pessoas morreram soterradas.

O segundo sensor vai medir a umidade do solo em áreas de vegetação, identificando o aumento do calor com os focos de incêndio.

O secretário de Defesa Civil de Niterói, coronel Wallace Medeiros, adianta que as áreas de risco na cidade já foram mapeadas para a colocação dos equipamentos e que a população vai participar de todo o processo.

O projeto desses sensores faz parte do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados da UFF, com a parceria da prefeitura de Niterói, que investiu um total de R$ 25 milhões em nove projetos da instituição.

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Cultura

Viva Maria destaca as heroínas esquecidas da história brasileira

Maria Navalha, Maria Firmina dos Reis e Maria Quitéria são importantes personagens femininas que terão sua trajetória de vida contada na peça teatral “Marias: Realezas Brasilianas”.

Baixar arquivo
Geral

AGU entra com primeira ação por danos climáticos na Amazônia

O ICMBio, representado pela AGU, encaminhou, a Justiça Federal do Pará uma ação que pede a indenização de R$ 635 milhões para a reparação dos danos climáticos causados no Parque Nacional do Jamanxim, na Amazônia, um dos que mais sofrem com o desmatamento.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Minas Gerais é o estado com o maior número de incêndios no Brasil

Cerca de 18% dos incêndios florestais detectados no país nas últimas 24 horas estão no estado, que registrou mais de 3.500 focos desde o início do mês de setembro.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Reunião entre membros dos três poderes discute o combate às queimadas

Encontro foi convocado pelo presidente Lula, e contará com a presença dos presidentes do Senado, da Câmara e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Baixar arquivo
Geral

Parque Nacional de Brasília: fogo já consumiu mais de 2 mil hectares

Quase 500 combatentes atuam no incêndio entre brigadistas e militares do Corpo de Bombeiros. São quatro frentes de combate, todas concentradas na região leste do parque.

Baixar arquivo
Esportes

Sul-Americana: Fortaleza e Corinthians se enfrentam no Castelão

Um duelo brasileiro abre os jogos de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. 

Fortaleza e Corinthians se enfrentam a partir das  21h30, na Arena Castelão, na capital cearense.

Baixar arquivo