Conclusão do inquérito sobre morte de Genivaldo é adiado para julho

Publicado em 30/06/2022 - 11:44 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís - MA

O Ministério Público Federal em Sergipe acatou o pedido da Polícia Federal para prorrogar por mais um mês o inquérito que investiga as circunstâncias da morte de Genivaldo de Jesus Santos. Genivaldo morreu durante uma abordagem de policiais rodoviários federais realizada em 25 de maio, na BR-101, município de Umbaúba, localizado no sul do estado. 

A prorrogação do inquérito passa a contar a partir da última quarta-feira (29) e a previsão é que o documento seja concluído até o fim de julho.

De acordo com MPF em Sergipe, as investigações estão “em fase bastante avançada”. Mas, ainda há a necessidade de apresentação das perícias feitas tanto pelo Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília, quanto pelo Instituto Médico Legal de Sergipe. O IML é responsável pelo laudo necroscópico, que aponta a causa da morte. 

No fim de maio, o IML já havia informado que Genivaldo morreu asfixiado e por insuficiência respiratória.

Imagens veiculadas na internet mostram a vítima presa dentro de uma viatura esfumaçada. As suspeitas são de que a fumaça era um gás disparado pelos policiais. Genilvado teria sido parado pelos agentes por trafegar de moto sem capacete.

A Polícia Rodoviária Federal informou que instaurou um processo disciplinar e os agentes diretamente envolvidos foram identificados e estão afastados.

Últimas notícias
Geral

Pesquisadora explica que calor extremo pode estressar o organismo

O aumento excessivo das temperaturas é preocupante para toda a população, principalmente para idosos e crianças, que são mais vulneráveis

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo