História Hoje: Corpo de Bombeiros da Paraíba era criado há 105 anos

Publicado em 09/06/2022 - 09:54 Por Rimack Souto - Repórter da Rede Nacional de Rádio - Brasília

“Salvaguardar vidas, bens e recursos ambientais com comprometimento e união para o bem-estar da sociedade”. Foi com essa missão que nasceu em 9 de junho de 1917 o Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba. Atualmente é Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil.

A necessidade de uma organização para prevenir e combater incêndios surgiu no ano anterior diante de vários acidentes. Um deles atingiu o prédio da Delegacia Fiscal, que foi consumido pelas chamas e precisou ser reconstruído.

Quando foi criada por decreto estadual, 30 homens da polícia foram transferidos para a nova corporação. A princípio foi chamada de Seção de Bombeiros da Força Pública do Estado. No começo, a instituição não tinha sede própria, nem mesmo materiais específicos para realizar suas atividades.

Aos poucos, os novos integrantes se engajaram em treinamentos e foram se especializando para realizar buscas, salvamentos e ações contra incêndios. Cerca de um ano depois da sua criação, os bombeiros ganharam o primeiro quartel, em 1918.

Na década de 1930, chegou a ser extinto por falta de recursos e o trabalho passou para a Guarda Cívica. Só foi restituído cinco anos depois.

Em 2006, ganhou uma nova sede própria. E ao completar 90 anos, em 2007, o Corpo de Bombeiros foi desmembrado da Polícia Militar da Paraíba. A lei 8.444 daquele ano definiu a organização básica e deu outras providências.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo