“Salvaguardar vidas, bens e recursos ambientais com comprometimento e união para o bem-estar da sociedade”. Foi com essa missão que nasceu em 9 de junho de 1917 o Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba. Atualmente é Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil.
A necessidade de uma organização para prevenir e combater incêndios surgiu no ano anterior diante de vários acidentes. Um deles atingiu o prédio da Delegacia Fiscal, que foi consumido pelas chamas e precisou ser reconstruído.
Quando foi criada por decreto estadual, 30 homens da polícia foram transferidos para a nova corporação. A princípio foi chamada de Seção de Bombeiros da Força Pública do Estado. No começo, a instituição não tinha sede própria, nem mesmo materiais específicos para realizar suas atividades.
Aos poucos, os novos integrantes se engajaram em treinamentos e foram se especializando para realizar buscas, salvamentos e ações contra incêndios. Cerca de um ano depois da sua criação, os bombeiros ganharam o primeiro quartel, em 1918.
Na década de 1930, chegou a ser extinto por falta de recursos e o trabalho passou para a Guarda Cívica. Só foi restituído cinco anos depois.
Em 2006, ganhou uma nova sede própria. E ao completar 90 anos, em 2007, o Corpo de Bombeiros foi desmembrado da Polícia Militar da Paraíba. A lei 8.444 daquele ano definiu a organização básica e deu outras providências.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Messias Melo
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro - Desfile do bloco](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![TV Brasil Cacá Diegues completa 80 anos em maio/2020](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Vagnerstos Vacina febre amarela](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![31/12/2014/Arquivo/Fernando Frazão/Agência Brasil Transatlânticos chegam no Pier Mauá trazendo 20 mil turistas](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Pixabay EMPREGADA DOMÉSTICA - TRABALHO DOMÉSTICO. Foto: Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)