logo Radioagência Nacional
Geral

PF procura diretora de creche acusada de desviar recursos federais

Unidade de ensino, conveniada à prefeitura do Rio, fica na Rocinha
Baixar
Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional
28/07/2022 - 11:52
Rio de Janeiro

A Polícia Federal do Rio de Janeiro está à procura da diretora de uma creche particular, acusada de desviar recursos federais destinados à educação das crianças. A unidade de ensino, conveniada à prefeitura do Rio de Janeiro, fica na Rocinha, comunidade da zona sul carioca.

De acordo com as investigações, a responsável pela creche movimentou de forma suspeita mais de R$ 6,2 milhões entre os anos de 2018 e 2021. Isso acendeu o alerta do Coaf, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras, que repassou as informações à Polícia Federal.

As apurações, então, mostraram que parte dessa quantia era proveniente do Fundeb e do FNDE, fundos de desenvolvimento da educação, e deveria ser utilizada para pagar professores e custear outros benefícios para as crianças.

No entanto, o dinheiro estava sendo transferido para as contas particulares da diretora e do seu namorado, que teriam  utilizado os recursos para bancar viagens e compra de itens, como bebidas e perfumes importados. Além da diretora, a Justiça também determinou a prisão do companheiro dela, mas nenhum dos dois foi encontrado no endereço de moradia.

A PF também suspeita que a acusada fraudou documentos para fingir que a creche tinha mais alunos do que a quantidade real, e assim receber repasses maiores.

Com os objetos apreendidos após o cumprimento do mandado de busca e apreensão, os agentes esperam obter as provas necessárias.

Para que as crianças acolhidas na creche não sejam prejudicadas, a unidade passará a ser administrada diretamente pela Secretaria Municipal de Educação, que contribuiu com as investigações.

x