Censo 2022: IBGE começa entrevistas em territórios quilombolas
![Marcello Casal JrAgência Brasil São Jorge (GO) - O Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, que começou no último fim de semana termina no domingo (28), tem uma agenda política reivindicada pelos povos tradicionais. Está previsto na programação, o 2º](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Depois das terras indígenas, na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística iniciou, nesta quarta-feira, as entrevistas do Censo Demográfico 2022 em territórios quilombolas.
Segundo o IBGE, o objetivo é atualizar a lista de comunidades pré-registradas no aplicativo. A coleta de informações conta com um planejamento especial, que vai desde o treinamento dos recenseadores até as técnicas de abordagem, como explica a coordenadora do Censo de Povos e Comunidades Tradicionais do Instituto, Marta Antunes.
Ela detalha como estão sendo feitas as entrevistas que vão ajudar a formar um retrato da sociedade, a contar quantos brasileiros se autoidentificam como quilombolas e quais são as suas condições de vida, trabalho e saúde.
O IBGE alerta que a autodeclaração não pode ser alterada pelo recenseador, que não deve colocar em dúvida a resposta do entrevistado, mesmo que este se considere quilombola, mas não saiba informar o nome de sua comunidade. E os casos em que haja desrespeito à autodeclaração do informante podem ser comunicados por meio do telefone 0800-7218181.
![Raquel Portugal/FioCruz Ampolas da vacina Covid-19.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Guilherme Weber de Lima/Fundaç Salvador (BA), 10/12/2024 - Reabertura da Fundação Casa de Jorge Amado. Foto: Guilherme Weber de Lima/Fundação Casa de Jorge Amado](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Lúcio Bernardo Jr/ Agência Bra Fumacê - Carro pulveriza inseticida. Produto é eficaz contra o mosquito que transmite dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Foto: Lúcio Bernardo Jr/ Agência Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![fiba.basketball/Direitos Reservados brasil, venezuela, sul-americano, basquete feminino](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP) 21/02/2024 - Neste ano, até o último dia 17 de fevereiro, 86 pessoas foram mortas por policiais militares em serviço em todo o estado. Dessas, 15 mortes foram em Santos, 14 em Guarujá, sete em Cubatão e nove em São Vicente, duas em Praia Grande, chegando a 47 mortes em municípios da Baixada Santista.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)